Página Inicial / Curiosidades / Eventos / Você quer emagrecer? Ter mais energia? Uma vida saudável. Vejam isso que incrível.

Você quer emagrecer? Ter mais energia? Uma vida saudável. Vejam isso que incrível.

Alimentos ricos em Polifenóis garantem mais saúde!

Os polifenóis são uma classe de compostos bioativos encontrados nos vegetais com propriedades anticâncer, anti-inflamatórias e antioxidantes. As pesquisas, nas últimas décadas, apontaram para o papel dos alimentos funcionais na promoção da saúde e prevenção de doenças – nesse cenário, os polifenóis são peças chaves.

Os alimentos fonte de polifenóis são as frutas (uvas, cereja, laranja, limão, maçã, amora, morango, caju, jabuticaba, mirtilo, ameixa, damasco), as hortaliças (couve, couve-flor, tomate, alho, cebola, espinafre, repolho, rabanete, escarola, mostarda, nabo, beterraba), as sementes oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins, amêndoas, pistache), ervas aromáticas e especiarias (alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, alfavaca, gengibre, canela, cúrcuma, cravo), bebidas (suco de uva integral, suco de amora integral, suco de mirtilo, chá verde, chá branco, vinho tinto) e chocolate amargo (com mais de 70% de cacau).

resveratrol - frutasresveratrol - uva resveratrol - ervas

O primeiro polifenol a ser descoberto e divulgado foi o resveratrol, presente na casca de uvas escuras e também no vinho tinto,cujas principais propriedades são diminuir o colesterol “ruim” e aumentar o colesterol “bom” no sangue.

O resveratrol ficou “famoso” por causa de estudos epidemiológicos nos anos 70, os quais descreveram menores índices de eventos cardiovasculares entre franceses (que viviam na França) que consumiam dieta rica em gorduras saturadas (14 – 15% do valor calórico diário) em comparação com a dieta americana tão rica em gorduras saturadas quanto a francesa. A explicação do porque da incidência de eventos cardiovasculares ser muito maior na sociedade americana, foi o consumo maior e regular de resveratrol entre os franceses, o que levava a um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. O vinho tinto, comum na dieta francesa e na dieta mediterrânea é rico em resveratrol e seu consumo foi associado à menores taxas de doenças cardiovasculares entre os franceses. A partir desses estudos, a indicação do consumo regular de suco de uva integral, suco de amora integral e suco de berrys tornou-se comum na prática clínica.

Outro exemplo de polifenol do vinho com efeitos benéficos ao coração é a procianidina, um vasodilatador. Alimentos como frutas vermelhas, cúrcuma, chá verde, também apresentam polifenóis com ações das mais variadas. Por exemplo, a curcumina, presente no condimento carril ou curry, funciona como um varredor de radicais livres, protegendo o nosso organismo de danos às moléculas de DNA, reduz a formação de citocinas inflamatórias e pode até, em alguns trabalhos experimentais, melhorar a recuperação após exercício físico intenso. Já a quercetina, presente em romã, maçãs, pode melhorar a tolerância ao esforço através de um aumento na quantidade de mitocôndrias musculares e cerebrais em animais experimentais.  Em humanos a quercetina pode ter um potente papel anti-tumores.

Várias bases de dados anteriores mostravam apenas informações mais gerais sobre essas quantidades de polifenóis. Atualmente, o banco de dados “phenol explorer database” é capaz de identificar cerca de 500 substâncias diferentes em cerca de 400 alimentos.

Os alimentos mais ricos em polifenóis são: cravo da índia (15000mg/100g), menta desidratada (12000mg/100g), cacau em pó (6000mg/100g), orégano mexicano desidratado (2300mg/100g), chocolate escuro (mais de 70% cacau com 1664 mg/100g), entre outros.

Os benefícios de uma dieta rica em polifenóis virão com o tempo. Que benefícios são esses? Maior resistência imunológica, melhor recuperação muscular, menores probabilidades de desenvolver doenças crônicas, proteção do sistema cardiovascular, prevenção de câncer e retardamento do envelhecimento.

Fonte.: Oficina de Ervas

Sobre admin

Veja também

Após assumir homossexualidade, Hypolito revela tentativa de suicídio

O ginasta chegou buscar ajuda profissional e foi internado em uma clínica psiquiátrica SÃO PAULO, …

Anderson Silva descarta aposentadoria e fala em revanche contra algoz

“Eu não estou parando, não estou me aposentando”, afirmou o atleta SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) …

Trump diz esperar que EUA não entrem em guerra com Irã

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse nesta quinta-feira (16) esperar que os …

Papa aceita demissão de bispo de Limeira, suspeito de acobertar abusos de menores

O papa Francisco aceitou a renúncia do bispo brasileiro de Limeira (SP), monsenhor Vilson Dias …

Médico ginecologista e esposa são vítimas de acidente aéreo

Eles estavam na aeronave que caiu no aeroporto Santa Maria Vítimas da queda de uma …

Flamengo vence Corinthians fora de casa e abre vantagem

Time carioca dominou o duelo O técnico Fábio Carille bem que tentou colocar o Corinthians …

Nada de ETs: ‘disco voador’ visto no céu de MS seria apenas treinamento militar

Aparições foram registradas em vídeo e viralizaram nas redes O OVNI (objeto voador não identificado) …

FAB intercepta avião com quase 500 quilos de cocaína

o avião bimotor foi detectado por radares enquanto trafegava sem plano de voo previamente autorizado …

‘Brasil e EUA acima de tudo’, diz Bolsonaro ao encerrar discurso

“Brasil e Estados Unidos acima de tudo”. Foi com essa mudança em seu bordão — …

Dirceu voltará à cadeia após decisão do TRF-4

Atualmente em liberdade graças a uma habeas corpus, o ex-ministro José Dirceu pode voltar à …

Governo de Andradina forma gratuitamente podadores de árvores

O Governo de Andradina através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início nesta quinta-feira …

Governo de Andradina participa de oficina sobre mudanças climáticas

Na última quarta-feira (15), a Secretaria de Saúde e Higiene Pública e Defesa Civil do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *