Página Inicial / Aconteceu/ Ultima hora / Vettel passa Hamilton na primeira volta e vence fácil GP da Bélgica marcado por decolagem de Alonso

Vettel passa Hamilton na primeira volta e vence fácil GP da Bélgica marcado por decolagem de Alonso

Com pista seca, a Ferrari confirmou o favoritismo e levou Sebastian Vettel à vitória no GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2018 da F1. O tetracampeão largou lado a lado com o pole Lewis Hamilton e não teve dificuldades para bater o rival antes da entrada da Les Combes, partindo para a quinta vitória no campeonato na tarde deste domingo (26) em Spa-Francorchamps.

A Hamilton, restou se conformar com o segundo lugar, já que não houve a menor possibilidade de brigar pelo topo do pódio com o alemão. Max Verstappen, que escapou dos problemas que tiraram adversários diretos da pista, conquistou mais um troféu e terminou em terceiro.

Com exceção da primeira volta, a corrida foi bastante morna. Além da ultrapassagem de Vettel sobre Hamilton, os primeiros metros reservaram também uma série de incidentes. O mais grave envolveu Fernando Alonso. O bicampeão do mundo virou passageiro depois de ter a traseira da sua McLaren acertada em cheio pela Renault de Nico Hülkenberg.

O espanhol decolou com o impacto, e o carro laranja chegou a acertar o halo da Sauber de Charles Leclerc. Também na primeira volta, Daniel Ricciardo tocou na traseira da Ferrari de Kimi Räikkönen. Os dois também abandonaram.

Valtteri Bottas largou em 17º — em razão da punição no grid por troca de motor — e, com carro muito melhor que a maioria, não teve lá tanto trabalho para se recuperar. Depois de escalar o pelotão, o finlandês passou Sergio Pérez para cruzar a linha de chegada em quarto lugar.

Mas a Racing Point, a nova Force India, conquistou também um resultado honroso depois de um sábado de sonho em Spa e fechou o domingo com Pérez em quinto e Esteban Ocon em sexto, cravando seus primeiros 18 pontos, superando logo de cara a Williams e ficando um tento atrás da Sauber.

A Haas também foi bem e colocou dois pilotos no top-10: Romain Grosjean em sétimo e Kevin Magnussen em oitavo. Pierre Gasly marcou outro bom resultado e finalizou em nono e Marcus Ericsson somou um ponto para a Sauber ao terminar em décimo.

A 14ª etapa da temporada acontece já neste próximo fim de semana e vai ter lugar em Monza, o ‘templo da velocidade’. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Saiba como foi o GP da Bélgica de F1 

Quando os 20 pilotos partiram para a volta de apresentação, o instituto de meteorologia oficial da FIA apontava 20% de chance de chuva durante a corrida. Na pista, apesar de partir da pole, Lewis Hamilton teria de lutar contra o teórico favoritismo da Ferrari (e de Sebastian Vettel) por conta do forte desempenho ao longo do fim de semana.

A largada foi tensa para Fernando Alonso, que decolou após ter sido acertado em cheio por Nico Hülkenberg e passou por cima pelo carro de Charles Leclerc, chegando a tocar com a roda no halo da Sauber do monegasco.

Hamilton manteve a liderança nos primeiros metros, mas não resistiu ao melhor ritmo de Vettel e perdeu a posição no fim da reta Kemmel. Por dentro, Esteban Ocon também tentou passar Lewis, mas o tetracampeão fechou a porta e o francês foi ultrapassado por Sergio Pérez.

Ainda no fim do pelotão, Valtteri Bottas acertou a traseira da Williams de Lance Stroll. Daniel Ricciardo e Kimi Räikkönen também se envolveram em um contato, após o piloto da Red Bull acertar a traseira do finlandês, que teve o pneu traseiro direito furado e danos na asa. Logo depois, o safety-car foi acionado e entrou na pista.

O safety-car voltou aos boxes, e a bandeira verde tremulou novamente na quinta volta. Hamilton encostou muito em Vettel na Bus Stop e teve de travar a roda dianteira direita.

O alemão determinou o ritmo e abriu vantagem na relargada, com as Force India de Pérez e Ocon vindo em terceiro e quarto, respectivamente, e Verstappen fechando a lista dos cinco primeiros. Sergey Sirotkin, na esteira de tantas confusões, aparecia em nono lugar, com Ericsson em décimo.

O ‘Mar Laranja’ vibrava com a ultrapassagem de Verstappen sobre Ocon, na entrada da Les Combes durante a sétima volta. E Bottas fazia manobra sensacional: por fora, mergulhou na Eau Rouge e ganhou no braço a posição de Brendon Hartley, subindo para 13º.

Räikkönen, por sua vez, continuava com problemas e parava novamente nos boxes para fazer um ajuste na asa traseira. Na volta seguinte, o ‘Homem de Gelo’ era mais um a abandonar a prova.

Com ritmo muito melhor em relação à Force India, Verstappen aproveitou a potência na reta Kemmel e passou Pérez para tomar o terceiro lugar. Com Ricciardo e Bottas ainda longe das primeiras colocações, o pódio parecia já estar definido em Spa. Hamilton não mostrava, na primeira parte da corrida, ter condições de brigar com Vettel pela vitória em Spa.

Diante de tamanho domínio de Vettel, Hamilton só teria chance de vencer em dois cenários: um problema com o alemão ou o ‘pulo do gato’ na estratégia de pit-stop. Mas o fato era que o desenrolar do GP da Bélgica mostrava ser bastante modorrento.

Apenas Bottas, com um equipamento muito melhor que a maioria do grid, fazia acontecer alguma movimentação e subia para oitavo depois de passar Marcus Ericsson e Pierre Gasly. 

Na volta 22, Hamilton foi o primeiro dos líderes a fazer a troca de pneus, mudando dos supermacios para os macios. Vettel foi chamado pela Ferrari em seguida. Aí os dois primeiros teriam metade da corrida para acelerar com os compostos amarelos.

Hamilton acelerou forte logo após o pit-stop e voltou mais próximo a Vettel, ainda mais depois de ter feito a ultrapassagem sobre Verstappen, que ainda não tinha feito sua parada.

Voltas depois, Vettel já retomava a vantagem de 3s3 que ostentava para Hamilton antes do pit-stop e tinha a vitória praticamente encaminhada em Spa.

Em seguida, a Red Bull chamava Ricciardo para os boxes para abandonar a corrida. O australiano vinha em 16º e último lugar, com uma volta atrás do líder, e não fazia sentido continuar na pista por não haver a perspectiva de pontos neste domingo.

Na volta seguinte, a 32, Bottas fazia mais uma ultrapassagem e conquistava a quinta posição após superar Ocon. O quarto lugar era questão de tempo e foi conquistado pelo nórdico no giro 41.

Aí o resultado final ficou praticamente definido, restando apenas as voltas finais para que a Ferrari confirmasse a vitória triunfal de Vettel, que voltou das férias mais forte do que nunca para lutar até o fim contra Hamilton pelo pentacampeonato mundial de F1.

Fonte.: MSN Notícias

Sobre admin

Veja também

Brasil e Bolívia abrem hoje a Copa América

Antes da partida haverá a cerimônia de abertura do torneio A seleção brasileira, anfitriã da …

Organização diz ter identificado 318 locais onde Coreia do Norte executa pessoas

Uma ONG sul-coreana afirma ter identificado 318 locais usados ​​pelo governo da Coreia do Norte para realizar …

“Brasileiras nos irritaram”, diz Knight após vitória de virada da Austrália

Após a vitória da Austrália sobre o Brasil por 3 a 2, nesta quarta-feira (13), …

Atos pela greve bloqueiam ruas e afetam serviços de transporte pelo País

A greve convocada pelas centrais sindicais em repúdio a atual proposta da reforma da Previdência, afetou …

Tamiko assina convênio que garante repasse para os Jogos Regionais

A prefeita Tamiko Inoue assinou o convênio com o Governo do Estado de São Paulo …

Neymar tem de provar que não cometeu estupro, diz advogado de Najila

“Quem tem que provar que não cometeu o estupro e as agressões é o cidadão …

MARTA SOBRE O VAR APÓS DERROTA PARA AUSTRÁLIA: “QUERO QUEBRAR”

A número 10 e capitã do Brasil se mostrou profundamente irritada com a arbitragem de …

Finais dos campeonatos de base acontecem na próxima quarta em Andradina

O Governo de Andradina através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude informa que as …

Rua Vasco Mariane na entrada do Gasparelli passa a ser de mão única

O Governo de Andradina, através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, informa que …

Educação de Andradina realiza o II Seminário de Boas Práticas

A Secretaria de Ensino do Governo de Andradina reiniciou no dia 25 de março a …

POR QUE A TENSÃO ENTRE EUA E IRÃ NO ESTREITO DE ORMUZ PODE FAZER DISPARAR O PREÇO DO PETRÓLEO

A escalada de tensão entre Estados Unidos e Irã na região do Estreito de Ormuz …

UM MORTO EM BATIDA DE HELICÓPTERO NO TOPO DE UM PRÉDIO DE MANHATTAN

Um helicóptero fez uma aterrissagem brusca de emergência nesta segunda-feira no topo de um arranha-céu …

PF vê ataque orquestrado em invasão de hackers a celulares da Lava Jato

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal suspeita que os ataques de hackers em celulares …

Messi lidera, e Neymar pula para 3º em lista de mais bem pagos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O argentino Lionel Messi, 31, é o atleta mais bem …

Há 25 anos, Brasil conquistava o titulo do Mundial Feminino de Basquete

Na semifinal o Brasil venceu de 110 a 107 contra os Estados Unidos, e a …

BRASIL VENCE IRLANDA E VAI À FINAL DO TORNEIO DE TOULON COM GOLS DE PAULINHO E MATHEUS CUNHA

O estrelado elenco sub-23 da seleção brasileira venceu a Irlanda por 2 a 0 nesta quarta, pela …

Tamiko acompanha revitalização de espaços públicos

A prefeita Tamiko Inoue esteve no Centro Social Urbano (CSU), acompanhando as ações da Secretaria …

Tamiko acompanha passo a passo de obras do PAC2

Andradina 100% pavimentada é um dos sonhos de toda a equipe do Governo Municipal, pois …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.