Útimos Posts
Página Inicial / Aconteceu/ Ultima hora / Times querem Brasileirão com 38 rodadas mesmo com fim em 2021

Times querem Brasileirão com 38 rodadas mesmo com fim em 2021

Fortalecimento dessa posição também tem motivação financeira

Divulgada em fevereiro, a tabela do Brasileirão previa o início da competição no primeiro fim de semana de maio. Essa programação já não faz mais sentido em um cenário de paralisação do futebol nacional em função da pandemia do coronavírus, mas não há dúvidas de que o regulamento será mantido, com a disputa de 38 rodadas. E o fortalecimento dessa posição tem motivação especialmente financeira.

A reportagem do Estado consultou os 20 clubes participantes do Brasileirão e a postura deles é unânime para que o sistema de pontos corridos, implementado em 2003, seja mantido na próxima edição, ainda que a temporada seja encerrada no começo de 2021.

É, inclusive, a mesma conduta adotada pela CBF. “A gente descarta completamente o mata-mata ou o modelo europeu”, avisa o secretário-geral Walter Feldman.

Essa possibilidade de fim tardio foi fator fundamental a levar os clubes a concederem férias aos elencos em abril, decisão ampliada na última semana, quando os 40 times das séries A e B deram mais dez dias de recesso aos jogadores – o período inicial era de 20 -, com a retomada das atividades previstas apenas para maio.

O apego dos clubes ao regulamento tem razão além da meramente esportiva. Afinal, em um cenário de perda de receitas com bilheterias, patrocinadores e programas de sócio-torcedor, cresce em importância o valor a ser auferido com o contrato pelos direitos de transmissão.

Reduzir o Brasileirão a menos do que as 38 rodadas previstas significaria renegociação e diminuição dos ganhos com um acordo que sempre foi importante para as finanças dos clubes e agora se torna ainda mais fundamental.

“O campeonato tem de ser no formato original, até porque devemos ter uma queda de receita muito grande em relação a público, talvez com jogos com portões fechados no início do campeonato.

É importantíssimo que tenhamos o dinheiro da televisão. E ela já sinalizou que pode fazer uma redução proporcional do valor a ser pago caso o campeonato não seja disputado em 38 rodadas”, afirma Sérgio Sette Câmara, presidente do Atlético-MG.

O problema é que para o Brasileirão ser reajustado ao calendário, outras mudanças serão necessárias. Quando o futebol nacional parou, os campeonatos estaduais e regionais, caso da Copa do Nordeste, ainda estavam em disputa, assim como a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e a Sul-Americana.

Mudar o formato de disputa dos Estaduais seria a mais óbvia. E embora a ideia principal seja concluir as disputas, que deverão ser retomadas assim que houver condições seguras, até por demandar deslocamentos menores, alguns times defendem alterações caso esses torneios prejudiquem o Brasileirão em turno e returno

“O Coritiba entende que os estaduais devem retornar apenas caso não prejudiquem o calendário de 38 datas para o Campeonato Brasileiro”, afirma Samir Namur, presidente do Coritiba, em opinião que é replicada pelo Atlético-GO. “O carro-chefe do futebol brasileiro são as competições nacionais.

Devemos priorizar o começo e recomeço do Brasileirão e Copa do Brasil. Os Estaduais não precisam ser extintos, mas devem se adaptar ao calendário do futebol nacional”, diz o clube que conseguiu o acesso à elite do futebol brasileiro no ano passado.

Mas a posição majoritária entre os clubes é de que os estaduais sejam finalizados dentro de campo, ainda que com alguns pequenos ajustes em seu regulamento. “Sou a favor de que os campeonatos estaduais concluam no formato atual, no caso da Copa do Nordeste, também.

O máximo que poderia acontecer de mudança seria reduzir uma data e fazer final em jogo único em função de calendário”, diz Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

Assim, com pretensão de não reduzir drasticamente os jogos, uma tendência pode ser espremê-los no calendário, diante do tempo perdido das últimas semanas. Há, porém, limitações para isso, como a determinação que exige um espaçamento de 66 horas entre uma partida e outra.

Os clubes que aceitam a redução desse prazo ressaltam que isso só será possível com a anuência de autoridades médicas e dos próprios jogadores.

O presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), Felipe Augusto Leite, já sinalizou a possibilidade de diminuição desse intervalo entre jogos. A CBF vê a possibilidade como real, um “instrumento excepcional” para ser usado em um “momento excepcional”, como argumenta Feldman.

“Vamos usar todos os instrumentos para terminar em dezembro. Mas quando a gente estende as férias, significa que talvez tenhamos de jogar depois do réveillon, se for necessário, para acomodar as datas. Com aval, você pode reduzir o tempo porque os elencos não são só de 11 jogadores”, acrescenta.

Porém, muitos clubes veem essa possibilidade com reticência, especialmente pelo aspecto da logística. “Para o Sport, que é do Recife, isso é uma loucura. Somos uma das equipes mais distantes do Sul e do Sudeste.

Seria extremamente prejudicial encurtar o tempo entre os jogos. Teríamos que fazer uma logística de deslocamento absurda, com tempo de descanso mínimo para os jogadores. Seríamos muito prejudicados, isso não seria bom”, argumenta Lucas Drubscky, executivo de futebol do Sport.

Há também a preocupação que essa medida extrema aumente a disparidade entre os clubes, favorecendo os que possuem elencos mais numerosos e qualificados. “Acredito que culturalmente os nossos atletas não estão acostumados a isso e eu entendo como sendo uma atitude totalmente ‘antifisiológica’, por ser um intervalo muito curto para um desgaste muito grandes que os atletas têm durante os jogos. É uma atitude antidesportiva e alguns clubes de maior elenco poderiam ser beneficiados”, avalia Marcelo Almeida, presidente do Goiás.

Fonte.: Estadão 

Sobre admin

Veja também

Covid-19: CR7 testa positivo e desfalca Portugal na Liga das Nações

O atacante português Cristiano Ronaldo teve um teste positivo para a Covid-19, informou a Federação Portuguesa de Futebol …

Tarado do Parque sequestrou jovem na Rodoviária e passou dias estuprando a vítima

O jovem foi amarrado a uma cama, na casa do cozinheiro. Lá, foi sodomizado e …

Com 37,3°C, Distrito Federal atinge maior temperatura da história

Fonte.: Metrópolis  Compartilhar com WhatsApp

VÍDEO: JORGE AMADO DIZ QUE FOI ENGANADO PELOS COMUNISTAS E QUANDO SAIU DO PARTIDO FOI AMEAÇADO E PERSEGUIDO; “Stalin era como meu pai, fui enganado”

Fonte.: Terra Brasil Notícias  Compartilhar com WhatsApp

Avião com 400 quilos de cocaína a caminho do Brasil tem pouso forçado pela Força Aérea do Paraguai

Fonte.: Terra Brasil Notícias Compartilhar com WhatsApp

Trump diz que não vai participar de debate virtual com Joe Biden

O 2º debate presidencial terá a forma de uma reunião municipal, na qual os candidatos …

STF muda norma, coloca todas investigações contra detentores de foro no plenário e pode fortalecer Lava Jato

O julgamento de parlamentares pelas Turmas havia sido adotado, por meio de uma mudança regimental …

Conheça Conheça Nadia Podoroska, surpresa argentina nas semis de Roland Garros Podoroska, surpresa argentina nas semis de Roland Garros

Nascida em Rosario, cidade-natal também de Lionel Messi, a mais nova semifinalista de Roland Garros …

Brasileiros vivem terror no México em meio ao furacão

A advogada conta que eles nem pensaram sobre a possibilidade de furacão. “Não sabíamos. Na …

Médico da Casa Branca diz que Donald Trump já tem anticorpos

ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

São Paulo atinge maior temperatura da sua história; calor foi de quase 44º

FONTE.: ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

Tempestade Alex causa desabamento de ponte e explosão na França

FONTE,: ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

GOVERNO ESTUDA PRORROGAR AUXÍLIO EMERGENCIAL ATÉ MARÇO DE 2021

FONTE.: ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

Alerj defende afastamento definitivo de Witzel em relatório final: “Grande esquema de corrupção”

FONTE.: ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

EMOCIONANTE: TRUMP VOLTA PRA CASA BRANCA EM MEIO A APLAUSOS DE APOIADORES

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve alta do Hospital Walter Reed, em Washington, após …

Ernesto Araújo anuncia que Brasil e EUA irão assinar acordo anticorrupção este mês

Três acordos regulatórios entre o Brasil e os EUA estão prontos e devem ser assinados …

Casa Branca diz que Trump passa bem e seguirá trabalhando durante isolamento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania, entraram em quarentena e …

Botafogo demite técnico Paulo Autuori

O Botafogo terá o Cuiabá-MT pela frente nas oitavas de final da Copa do Brasil. …

URGENTE: DENUNCIA GRAVE APONTA QUE GOVERNO DORIA OFERECEU R$ 30 MILHÕES EM EMENDAS A DEPUTADOS PARA APROVAÇÃO DE AUMENTO DE IMPOSTOS

O deputado Carlos Giannazi denunciou o governo Doria de tentar oferecer R$ 30 milhões em …

Bombeiros de Andradina combatem incêndios na zona rural com apoio do helicóptero águia e de aviões

Manoel Messias Agência A Polícia Militar, através do Corpo de Bombeiros, continua combatendo incêndios em …

São Paulo tem noite mais ingrata na Libertadores: ser Binacional e secar LDU

A complicada situação do São Paulo na Copa Libertadores da América tem na noite desta …

Gabriel Jesus é cortado da Seleção, e Tite convoca Matheus Cunha para estreia nas Eliminatórias

Lesão sofrida contra o Wolverhampton, na segunda-feira, deixa atacante do City fora de duelos contra …

Ataque com faca perto da antiga sede do “Charlie Hebdo” deixa dois feridos

Um suspeito é detido. Caso é investigado como possível ataque terrorista. Redação do semanário foi …

Procon realiza fiscalização de produtos da cesta básica em supermercados de Andradina

Andradina André Longarini Na terça (22) o Procon-SP realizou fiscalização em supermercados de Andradina visando …

Mulher escapa da morte em gravíssimo acidente na Integração

Andradina Manoel Messias Agência A dona de casa R. da S. T., de 39 anos, …

Bolsonaro passa por cirurgia para retirar cálculo na bexiga nesta sexta

O presidente Jair Bolsonaro vai passar, nesta sexta-feira (25), por uma cirurgia para retirada de …

Dias após ameaça de bomba na Torre Eiffel, ataque em Paris deixa pelo menos 2 feridos

Um ataque com faca deixou pelo menos duas pessoas gravemente feridas perto da antiga redação …

Secretário de Trump chega a Roraima para conhecer Operação Acolhida

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, desembarcou em Boa Vista, capital de …

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, nesta sexta-feira (18), que a deputada federal Flordelis, …

ONU diz que Maduro e ministros cometeram crimes contra a humanidade

As forças de segurança venezuelanas e grupos aliados cometeram violações sistemáticas dos direitos humanos, incluindo …

MP pede afastamento e monitoramento por tornozeleira de Flordelis após explosão de bomba na casa de testemunha

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) pediu o afastamento da deputada federal Flordelis …

Presidente da Câmara Rodrigo Maia testa positivo para a Covid-19

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi diagnosticado com COVID-19 nesta quarta-feira, …

Fux barra benefício a presos por corrupção e crimes hediondos

Mudança realizada pela presidente do CNJ trata de medidas relacionadas à Covid-19 O novo presidente …