Página Inicial / Notícias Nacionais e locais / Brasília / Locais e Regionais / Políticos podem ter mesmo regime que trabalhadores comuns para aposentadoria

Políticos podem ter mesmo regime que trabalhadores comuns para aposentadoria

Os políticos também devem entrar na reforma da Previdência sugerida pela equipe econômica de Jair Bolsonaro. De acordo com a revista Exame, a ideia é que políticos tenham uma idade mínima maior para solicitarem a aposentadoria. Assim como os trabalhadores comuns, eles teriam que ter, no mínimo, 65 anos de idade para acessar o benefício.

A reforma deve vetar a adesão de novos políticos ao plano de aposentadoria em vigor, que permite o pagamento maior do que o teto do INSS, de cerca de R$ 5,8 mil. Para os que já fazem parte do plano, será necessário cumprir mais 30% do tempo necessário para a aposentadoria hoje.

Atualmente existem dois tipos de planos para os parlamentares. O primeiro deles, chamado IPC, inclui quem ingressou até 1997, permite aposentadoria com 50 anos de idade e valor proporcional ao tempo de mandato.

O segundo deles, o PSSC, indica a idade mínima de 60 anos e 35 anos de contribuição. Ele também tem o limite de pagamento do teto do funcionalismo, de R$ 39,2 mil.

Os futuros eleitos deverão seguir as mesmas regras a que estão sujeitos os trabalhadores comuns, ou seja, uma idade mínima de 65 anos e o tempo mínimo de contribuição de 20 anos.

A reforma da Previdência é uma das prioridades do governo para este ano. Na última segunda-feira, 5, o Estadão/Broadcast divulgou informações de uma possível proposta a ser enviada ao Congresso.

Entre as mudanças estaria a exigência de 65 anos para se aposentar, tanto para homens como para mulheres.

O porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, informou na tarde de ontem que a proposta ainda está sendo analisada por Bolsonaro e que os dados divulgados não correspondem à totalidade do projeto.

Fonte.: Futura Press

Sobre admin

Veja também

Começam a ser distribuídos carnês do IPTU em Andradina

Começam a ser entregues pelos Correios cerca de 28 mil carnês de IPTU (Imposto Predial …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *