Útimos Posts
Página Inicial / Mensagem / O que significa, Ventos de Guerra? Vejam o que diz apocalipse!

O que significa, Ventos de Guerra? Vejam o que diz apocalipse!

“A Turquia vai se arrepender” – afirmou o presidente russo Vladimir Putin após um avião militar de seu país ter sido abatido por um F-16 turco. O avião russo, que fazia ataques na vizinha Síria, havia entrado menos de dois quilômetros no espaço aéreo turco. A Força Aérea turca diz ter alertado dez vezes antes de abrir fogo. Os dois pilotos russos conseguiram ejetar do avião em chamas, porém, quando seus paraquedas se abriram, eles se tornaram alvo dos rebeldes sírios em solo. Um dos pilotos morreu.

Assim como Turquia e Rússia, Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha e aproximadamente outros 60 países foram arrastados para o conflito sírio. A complexidade dessa guerra, com cada vez mais envolvidos e interesses conflitantes, tem preocupado analistas.

Ao mesmo tempo, russos e ocidentais se opõem em relação à crise ucraniana, que já deixou milhares de mortos. Aeronaves militares russas têm sobrevoado a Europa e chegado perto dos Estados Unidos, gerando um clima de tensão não visto desde a Guerra Fria. No extremo oriente, outra Guerra Fria surge e parece esquentar as relações entre a China e os Estados Unidos. Há uma forte corrida armamentista na região marcada por disputas territoriais, com direito à construção de ilhas artificiais para fins militares. Han Xudong, professor na Universidade de Defesa Nacional da China, afirma: “devemos ter em mente uma terceira guerra mundial ao desenvolver nossas forças militares”.

Teme-se que incidentes nos céus, mares, assim como no ciberespaço, somados à retórica inflamada dos governantes e aos preparativos reais para uma futura grande guerra possam levar a desdobramentos imprevisíveis. Alianças entre os países envolvidos podem ser acionadas em episódios de agressão, empurrando continentes inteiros para a guerra, como aconteceu há pouco mais de 100 anos, na Primeira Guerra Mundial. Alguns chegam a temer (entre eles, o papa Francisco) que os acontecimentos recentes já sejam parte de uma Terceira Guerra Mundial em construção.

 Contenção divina

Segundo as profecias, o destino da Terra não está sujeito à boa-vontade de líderes humanos. O Soberano do universo intervém para conduzir o mundo a um desfecho específico. Quando parece que os povos vão se destruir, Deus age para contê-los. No Apocalipse, isso é representado pela imagem de quatro anjos segurando os quatro ventos do céu (Apocalipse 7:1).

A chave para se compreender essa simbologia está no sexto selo (Apocalipse 6:12-17). Nessa seção, fala-se de eventos cataclísmicos, que culminam no recolhimento das nuvens e a fuga dos “reis da terra” e de “todo escravo e todo livre”, que se abrigam “nas cavernas e nos penhascos dos montes” (ou seja, refere-se aos “eventos finais que conduzirão para a segunda vinda de Cristo”).[1] Pedem que os montes e rochedos caiam sobre eles e os escondam “da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro”. E a seção termina com uma pergunta contundente: “chegou o grande Dia da ira deles e quem é que pode suster-se?” (v. 17).

O capítulo 7, que constitui um parêntese entre o sexto e o sétimo selos, parece responder à pergunta feita em 6:17. Nele, apresentam-se “quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma” (Apocalipse 7:1). Na Bíblia e no simbolismo apocalíptico, o número quatro representa as quatro direções (norte, sul, leste e oeste), transmitindo a ideia de uma abrangência global, a totalidade do mundo (1Crônicas 9:24; Isaías 11:2; Jeremias 49:36; Ezequiel 7:2; Zacarias 2:6).

Os quatro anjos representam “os agentes divinos no mundo, retendo as foças do mal até que a obra de Deus no coração dos seres humanos seja concluída e o povo do Senhor receba o selo na testa”.[2] Assim como as casas dos israelitas foram marcadas com sangue para serem protegidas antes da última praga e do próprio êxodo, e algo semelhante tenha ocorrido no tempo do exílio (Ezequiel 9:1-11), no tempo do fim, o povo de Deus receberá um sinal distintivo para ser protegido contra as imensas destruições reservadas para os últimos momentos antes da volta de Jesus (Mateus 24:30, 31; 1Tessalonicenses 4:16-18).

Na Bíblia, Deus é o Senhor dos ventos (Amós 4:13). O Criador os utiliza para cumprir seus propósitos na Terra (Gênesis 8:1; Êxodo 10:13; 14:21). Ventos servem para destruir e proteger, trazer alimento (Números 11:31) ou a privação dele (Gênesis 41:6); nas mãos de Deus, o “vento abrasador” é um instrumento de juízo (Salmos 11:6; 48:7), como elemento desagregador (Salmos 18:42; 35:5). Na metáfora poética, Deus “cavalga um querubim”, voa “nas asas do vento” (Salmos 18:10; 104:3).

Porém, é nos textos dos Profetas que a imagem do vento assume um significado mais útil para a compreensão do símbolo apocalíptico. Vento se torna uma metáfora para a ação destruidora das nações que resulta na dispersão e no cativeiro (Jeremias 4:11-13; 18:17; 22:22; 49:32, 36; 51:1, 16; Ezequiel 5:2, 10; 13:11, 13; 17:21; Oseias 8:7; 12:1; 13:15; Hebreus 1:11). É tomado como símbolo apocalíptico em Daniel 7:1 a 8 e se apresenta com o mesmo significado no Apocalipse.

Na fase final da história humana, a Divindade atua para conter os impulsos violentos das nações. O livro de Daniel nos dá um vislumbre da ação dos mensageiros divinos junto aos governantes humanos – “o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia” (Daniel 10:13). Os quatro anjos simbólicos de Apocalipse 7 representam a ação de anjos reais, sem desconsiderar a atividade imprescindível do Espírito Santo, simbolizada pelos “sete espíritos de Deus enviados por toda a terra” (Apocalipse 5:6; comparar com 1:4; 3:1; 4:5).

Consciência e ação

Para a escritora Ellen White, mensagem apocalíptica dos quatro anjos segurando os quatro ventos tem implicações espirituais profundas quanto à consciência sobre o tempo em que vivemos, à condição espiritual de cada um e, especialmente, quanto à missão. Destaco a seguir algumas de suas mensagens sobre os quatro anjos e a contenção dos ventos:

1) “Os (…) ventos serão a incitação das nações para um combate fatal”, por parte de Satanás (Maranata, página 173).

2) Apesar de a paz mundial se encontrar num estado de “incerteza”, com as nações “iradas” e fazendo “grandes preparativos de guerra”, “está ainda em vigor a ordem dada nos anjos, de segurarem os quatro ventos” (Maranata, página 241).

3) Os acontecimentos são iminentes, apesar de ainda não ter chegado a hora da “batalha final” (Eventos Finais, página 229).

4) Mesmo agora o “refreador Espírito de Deus está (…) sendo retirado do mundo. Furacões, tormentas, tempestades, incêndios e inundações, desastres em terra e mar, seguem-se um ao outro em rápida sequência” (Serviço Cristão, página 52).

5) Tudo depende do fim da intercessão de Cristo no santuário celestial. Quando isso ocorrer, os anjos deixarão de segurar os ventos, e virão “as sete últimas pragas”, que são juízos divinos (Eventos Finais, página 245).

6) Não há espaço para complacência. Devemos travar uma inevitável luta espiritual pela transformação do caráter (Testemunhos Seletos, volume 2, página 217).

7) Agora é o momento de alcançar o mundo com a mensagem para este tempo (Testemunhos Seletos, volume 2, página 374).

A paz entre as nações é apenas um verniz de civilidade e respeito mútuo. Se as paixões humanas pervertidas assumem o controle, toda a diplomacia desmorona. “Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição” (1 Tessalonicenses 5:3). Somente o Rei dos Reis pode impedir que nos destruamos uns aos outros. Ele refreia o ímpeto destrutivo das nações, para preservar a vida. Portanto, como Jesus disse, não precisamos viver “assustados”, pois as guerras são um dos sinais do fim, mas não o fim (Marcos 13:7).

De nossa parte, cabe orar “em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito” (1 Timóteo 2:2). Precisamos ter consciência de que a paz e a liberdade religiosa são uma dádiva, a qual devemos ajudar a preservar, como os maiores pacifistas. O tempo de graça e liberdade que temos deve ser aproveitado ao máximo para salvar pessoas. Nos dias atuais, não podemos brincar de ser cristãos. Devemos levar a sério nossa identidade e missão.

Fonte.: Notícias Adventistas

 

Sobre admin

Veja também

Alunos do Projeto Guri de Andradina comemoram o Dia da Árvore

Na tarde da última quarta-feira (25), os alunos do Projeto Guri do Polo de Andradina …

Rafaela Silva perde medalha de ouro conquistada no Pan

Rafaela deu positivo em um exame antidoping realizado no dia 9 de agosto. No teste …

Exército realiza Visita de Orientação Técnica no Tiro de Guerra

O Tiro de Guerra do Governo de Andradina recebeu a Visita de Orientação Técnica (VOT) …

Gabarito do Processo Seletivo 003/2019 já está disponível

A Secretaria de Educação do Governo de Andradina informa que está disponível para consulta o …

Padre é morto em obra de igreja durante assalto em Brasília

Corpo do sacerdote foi encontrado com pés e mãos amarrados, e com arame enrolado ao …

Uma Clinica para fazer a diferença em Sua Vida.

Saúde é tudo, sem ela, a vida fica completamente tumultuada e sem prazer de viver. …

Corinthians perde para Del Valle em casa e se complica na Sul-Americana

O Corinthians foi surpreendido pelo Independiente Del Valle nesta quarta-feira e se complicou na semifinal …

Sindicato levará proposta da International Paper para assembleia

Nesta segunda-feira, 16, os representantes da International Paper se reuniram com os dirigentes do Sindicato …

Tamiko acompanha obras da escola Eulália

Tamiko explica que após a obra concluída, aproximadamente mais de 100 vagas estarão disponíveis a …

São Paulo vê discurso de Dani Alves como ação para aliviar pressão

SÃO PAULO, SP – UOL/FOLHAPRESS) – Daniel Alves fez um discurso forte depois de o …

Governo de Andradina reúne JBS e Raízen para qualificação profissional com padrão Senai

A proposta é abrir salas de aula descentralizadas do Senai que atendam a demanda das …

CNH: fim da exigência de simulador e de aulas para moto de 50cc

Com o fim da exigência do uso dos simuladores, os equipamentos voltam a ser facultativos …

Os quatro sintomas que você sentirá antes de um ataque cardíaco – The Four Symptoms You Will Feel Before a Heart Attack

Investigadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, afirmam que é comum que ataques cardíacos …

Bolsonaro recebe alta e deixa hospital em São Paulo; recuperação seguirá no DF

RESUMO DA NOTÍCIA Presidente Jair Bolsonaro deixou o hospital na Zona Sul de São Paulo …

Concurso Público para veterinário está com inscrições abertas em Andradina

O Governo de Andradina informa que está aberto o Concurso Público 002/2019 para contratação efetiva …

Palmeiras vence o Cruzeiro e assume vice-liderança do Brasileirão

SÃO PAULO, SP- Fonte.:  (FOLHAPRESS) – Em seu terceiro jogo sob o comando do técnico …

Agenda de Bolsonaro na ONU em Nova York é encurtada

RESUMO DA NOTÍCIA Encontros bilaterais que estavam na agenda não serão mais realizados Após NY, …

Trump confirma morte do filho de Osama bin Laden

O presidente americano, Donald Trump, confirmou neste sábado (14) a morte de Hamza bin Laden, …

Flamengo bate Santos e ‘conquista’ primeiro turno do Brasileiro

Gabriel Barbosa ganhou o apelido de Gabigol ainda nas categorias de base do Santos. Na …

Tamiko reforça pleito para pavimentação de estradas vicinais

A prefeita Tamiko Inoue viajou até São Paulo nesta sexta-feira (13) em busca de mais …

Anna Maria é campeã do 2° Campeonato Futsete do Governo de Andradina

Dois grandes jogos encerram com chave de ouro 2° Campeonato Futsete realizado pelo Governo de …

Mulher que andou pelada pelo Centro é reicidente

Uma mulher causou furor aos desfilar nua pelas ruas do centro de São José do …

Tamiko assina contrato para implantação de sistema de combate a incêndio na Zoraide

A prefeita Tamiko Inoue assinou, na tarde desta quinta-feira (12), a contratação de uma empresa …

Najila Trindade depõe no Rio sobre postagens em rede social de Neymar

Ela, que ontem foi indiciada por três crimes no inquérito que corre em São Paulo, …

Resgate de narcotraficante tem tiroteio e policial morto

Preso estava sendo escoltado para audiência, quando veículo penitenciário foi interceptado Policial paraguaio Félix Ferrari …

Athletico vence Internacional e sai na frente na final da Copa do Brasil

O Athletico-PR saiu em vantagem na decisão da Copa do Brasil contra o Internacional, nesta …

Tite explica Neymar no banco em derrota do Brasil: ‘Temos que saber jogar sem as pilastras técnicas’

Diante do Peru, o Brasil jogou o primeiro tempo com um time alternativo na madrugada …

Campeonato de Futsete vai movimentar alunos durante o mês de setembro

A prefeita Tamiko Inoue participou, na tarde desta terça-feira (11), da cerimônia de abertura do …

Alunos do Álvaro Guião participam do piloto de floresta urbana do Governo de Andradina

A Escola Estadual Alváro Guião participou nessa quinta-feira (5), do piloto de floresta urbana, projeto …

Judocas de Andradina participam da 7ª copa de judô

No último sábado (7), 42 atletas da equipe do Sensei Dickson José Barros Vieira participaram …

Presidente da OAB reage às falas de Carlos Bolsonaro sobre ‘vias democráticas’

“Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… …

Tamiko acompanha avaliação do Cruzeiro e Atlético-PR

A prefeita Tamiko Inoue ao lado dos secretários de Esporte, Lazer e Juventude, Manoel Messias …

Como um dos termas mais modernos do País, Tamiko e equipe visitam as obras do Acqualinda

A prefeita Tamiko Inoue junto com a equipe do Governo de Andradina realizou no último …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.