Página Inicial / Aconteceu/ Ultima hora / Nunca é chamado para entrevista de emprego? Descubra no que você pode estar errando

Nunca é chamado para entrevista de emprego? Descubra no que você pode estar errando

O desemprego no Brasil foi de 13,1% no primeiro trimestre, de acordo com dados do IBGE. É a maior taxa de desemprego trimestral do país desde maio do ano passado (13,3%).

Essa situação somada ao fato de que as equipes de Recrutamento e Seleção também foram reduzidas faz com que a oferta de currículos aumente, mas, que nem sempre eles sejam avaliados como deveriam.

“Os colegas de RH de grandes empresas relatam que leem somente 10% do material recebido para as vagas em aberto. Ou seja: a grande maioria dos profissionais que estão buscando recolocação não estão sendo vistos pelos recrutadores, pois não há tempo hábil para verificar todas”, explica Natália Martins, Gerente de Transição de Carreira da Thomas Case & Associados, consultoria com atuação especializada há mais de 40 anos na gestão de carreiras e RH.

Esse período de crise também fez com que as empresas ficassem ainda mais exigentes quanto a novas contratações, já que a ideia é ser mais produtivo com menos funcionários.

“A ideia é que eles sejam os melhores em seu trabalho. Com isso, as empresas tornaram-se mais exigentes nos últimos anos, do que eram antes da crise. O filtro ficou cada vez mais difícil em um processo seletivo”, acredita Lucas Oggiam, gerente executivo da Page Personnel.

Apesar da retomada na economia, algumas empresas seguem sem contratar mais funcionários por não terem saído ainda de um momento delicado. Portanto, é importante refletir sobre o porque você pode não estar sendo chamado para as entrevistas e reverter esse quadro:

1 – Currículo mal redigido

De acordo com Natália, um documento que não seja claro ou passe a mensagem correta sobre a sua real experiência atrapalha na hora de conquistar uma vaga. “Sem contar que é importante que nele esteja contida e destacadas suas principais experiências profissionais”, ensina.

2 — Currículo com erros e mal formatado

Erros de português, inglês, formatação complexa de CV – letras de diferentes fontes e formas, etc. também podem te prejudicar. “Muitas coisas podem contribuir para que seu CV não seja fácil de se ler – fator muito importante quando uma pessoa está olhando dezenas de CVs para uma mesma vaga”, explica Oggiam.

3 — Perfil que não é relevante para aquela posição

De acordo com Oggiam, é comum da cultura brasileira se candidatar a posição para qual o profissional não tenha competência exigida. “Acreditamos muito em nosso potencial, ou no “posso aprender”, só que isso faz com que, na maioria das oportunidades, metade das candidaturas recebidas são de pessoas que gostariam de fazer aquele trabalho – mas, não necessariamente sabem/conseguem realizá-lo”, explica. Ele explica que as empresas querem profissionais capazes e competentes para realizar as tarefas, e não os que somente acreditam que podem.

4 – Falta de conhecimento técnico

Natália fala que os profissionais que não procuraram se especializar, ou seja, que mantém currículos generalistas acabam perdendo espaço para quem é especialista em uma determinada área. Se esse for seu caso, considere fazer um curso ou uma pós-graduação para melhorar seu currículo.

5 – Inserir informações desnecessárias

Natália explica que currículos com informações desnecessárias, como “Pretensão Salarial” podem ser descartados por uma filtragem prévia do selecionador, perdendo assim a chance de realizar a entrevista. Por isso, só forneça essa informação quando solicitado.

6 – Inscrever-se para uma vaga abaixo do seu perfil

Candidatos para nível gerencial que já ocuparam posições de diretoria sofrem grande preconceito do mercado quando optam pelo downgrade. “Esses currículos acabam sendo descartados no início do processo”, explica Natália.

7 – Não buscar conhecimento de outras línguas

Natália conta que profissionais que não buscam fluência no inglês ou até mesmo em outras línguas, como espanhol, encontram mais dificuldade na recolocação. “E isso acontece até mesmo para posições que não exigem o idioma no dia a dia do trabalho”, complementa.

8 – Falta de networking

Ainda que o Brasil tenha evoluído muito no mercado de seleção via processos seletivos mais bem estruturados, a empatia e indicação pessoal ainda são o ponto mais determinante em uma recolocação. “Portanto, faça questão de estar em contato com amigos e colegas profissionais, a maioria das oportunidades ainda estão nesse tipo de contato”, fala Oggiam.

Fonte.: Yahoo Finanças 

Sobre admin

Veja também

STJ manda soltar Temer e coronel Lima e troca prisão por medidas cautelares

Por 4 a 0, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou nesta …

Governo de Andradina realiza capacitação regional do Programa Município Verde Azul

O Governo de Andradina por meio da Secretaria de Meio Ambiente acompanhada do Ciensp (Consórcio …

Tamiko recebe diretora da regional da Drads de Araçatuba

Na manhã desta terça-feira (14), a prefeita Tamiko Inoue recebeu em seu gabinete a diretora  …

Alerta de tsunami na Papua-Nova Guiné após terremoto de 7,7

Centro de Alerta emitiu uma ameaça de tsunami nesta terça-feira (14) Nesta terça-feira (14), um …

Serviços secretos invadem Assembleia Nacional e gabinete de Guaidó

Foram arrombadas as gavetas da presidência e vice-presidência Forças da segurança da Venezuela, incluindo do …

Governo de Andradina capacita profissionais da rede de proteção social da criança e adolescente

A Secretaria de Promoção e Assistência Social do Governo de Andradina em parceria com o …

Anistia pede que Tribunal de Haia investigue crimes contra humanidade na Venezuela

As práticas de repressão contra a população civil executadas pelo governo venezuelano podem constituir crimes …

Radiografia do Sebin, o temido serviço de inteligência de Venezuela

Classificado pelas organizações dos direitos humanos como “instrumento de perseguição política”, o serviço de inteligência …

Em jogo sem TV, Palmeiras vence o Atlético-MG e assume a ponta do Brasileiro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na primeira grande partida sem transmissão de TV do Campeonato …

Itaú planeja fechar até 400 agências no Brasil

Com o objetivo de se adequar à migração das transações bancárias de clientes para canais …

Idoso discute com vigilante de banco e é baleado no abdômen

  Um idoso foi baleado por um vigilante de uma agência do banco Bradesco, na …

Tamiko entrega trator e implemento agrícola para o Timboré

Na manhã desta segunda-feira (13) a prefeita Tamiko Inoue realizou ao lado do vereador Joaquim …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *