Útimos Posts
Página Inicial / Aconteceu/ Ultima hora / Ministros do STF reagem após manifestantes soltarem fogos de artifício em direção à Corte

Ministros do STF reagem após manifestantes soltarem fogos de artifício em direção à Corte

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, criticou neste domingo manifestantes que lançaram fogos de artifício em direção ao prédio da Corte na capital federal, em protesto ocorrido na noite de sábado.

O magistrado afirmou que o tribunal não se sujeitará a ameaças e que o ato “simboliza um ataque a todas as instituições democraticamente constituídas”.

A mensagem de Toffoli foi acompanhada por manifestação semelhante do ministro Alexandre de Moraes, que depois foi compartilhada pelo também ministro Luís Roberto Barroso.

“O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo a sua missão”, diz trecho da nota (veja a íntegra no fim da reportagem).

O ato será investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) em um procedimento aberto neste domingo. A procuradoria quer saber se houve danos à estrutura do STF, que está em área tombada como patrimônio histórico, e solicitou a coleta de provas no local. O caso pode ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional e na Lei de Crimes Ambientais, por causa do tombamento.

Divulgados em redes sociais, vídeos gravados no sábado mostram manifestantes proferindo ofensas contra ministros do STF enquanto disparam fogos na direção da sede. O próprio Toffoli foi chamado de “bandido”, assim como o ministro Gilmar Mendes. Houve ainda xingamentos direcionados a Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.

Parte do grupo afirmou que o ato era um “recado”. Um deles repetiu a frase “Acabou, porra”, dita pelo presidente Jair Bolsonaro no fim de maio, quando ele criticou diligências contra seus apoiadores permitidas por Moraes no âmbito do inquérito que investiga ataques e notícias falsas disparados contra a Corte.

O magistrado já vinha sendo atacado antes mesmo dessa decisão, depois que suspendeu a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para chefiar a Polícia Federal (PF).

“O STF jamais se curvará ante agressões covardes de verdadeiras organizações criminosas financiadas por grupos antidemocraticos que desrespeitam a Constituição Federal, a Democracia e o Estado de Direito. A lei será rigorosamente aplicada e a Justiça prevalecerá”, escreveu Moraes no Twitter, também neste domingo.

Ainda no Twitter, a mensagem de Moraes foi compartilhada por Barroso. Sem citar o episódio de sábado, o ministro escreveu:

“Há no Brasil, hoje, alguns guetos pré-iluministas. Irrelevantes na quantidade de integrantes e na qualidade das manifestações. Mas isso não torna menos grave a sua atuação. Instituições e pessoas de bem devem dar limites a esses grupos. Há diferença entre militância e bandidagem”.

Toffoli vê ‘estímulo de integrantes do estado’

No ato que incomodou os ministros, um dos manifestantes chegou a ser gravado enquanto dizia que os integrantes do STF vão “cair” e que o grupo responsável pela manifestação seria responsável por derrubá-los.

Mensagens como essas já vinham circulando nas redes sociais antes de passarem a ser verbalizadas nas ruas: no último ano, os membros da Corte foram mencionados 9,5 milhões de vezes no Twitter, conforme identificou levantamento obtido pelo GLOBO junto à empresa Bites.

Em sua nota, Toffoli afirmou que atitudes como as dos manifestantes têm sido “estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado”. O presidente do STF, no entanto, não citou nomes de autoridades.

Um dos episódios mais significativos nesse sentido foi a reunião ministerial de 22 de abril, divulgada um mês depois por decisão do ministro Celso de Mello, na qual o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi gravado enquanto ofendia os magistrados do STF, chamando-os de “vagabundos”, e dizia que eles deveriam ser presos.

O vídeo tornou-se público quando passou a constar como prova de um inquérito que apura supostas interferências de Bolsonaro na PF.

Após a repercussão de suas falas, Weintraub disse que elas teriam sido deturpadas e que, naquele momento, estava manifestando sua indignação em um ambiente fechado.

Neste domingo, em encontro com apoiadores bolsonaristas em Brasília, o ministro fez nova menção a palavra “vagabundos”. A atitude foi interpretada por ministros do Supremo como uma nova afronta.

— Já falei minha opinião, o que faria com esses vagabundos — disse Weintraub, após um apoiador afirmar que estava revoltado por “pagar a conta daqueles corruptos que estão estragando o Brasil”.

Além do contexto relacionado a Weintraub e sua fala neste domingo, vídeos do protesto de sábado relacionam um dos manifestantes a outra autoridade.

Em um dos registros, um homem aparece se apresentando como assessor do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) e, em seguida, direcionando críticas a uma pessoa não determinada:

— Sou Cavalieri do Otoni, assessor do deputado federal Otoni de Paula. Você não vai acabar com o nosso Brasil. Viva a democracia. Canalha. Nosso Brasil vai ser livre, eternamente. Em nome de Jesus.

Leia a íntegra da nota de Toffoli:

“Infelizmente, na noite de sábado, o Brasil vivenciou mais um ataque ao Supremo Tribunal Federal, que também simboliza um ataque a todas as instituições democraticamente constituídas.

Financiadas ilegalmente, essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado, apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos – Poderes, instituições e sociedade civil, em prol do progresso da nação brasileira.

O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo a sua missão.

Guardião da Constituição, o Supremo Tribunal Federal repudia tais condutas e se socorrerá de todos os remédios, constitucional e legalmente postos, para sua defesa, de seus Ministros e da democracia brasileira”.

Fonte.: Extra / YahooNoticias

Sobre admin

Veja também

Avião com 400 quilos de cocaína a caminho do Brasil tem pouso forçado pela Força Aérea do Paraguai

Fonte.: Terra Brasil Notícias Compartilhar com WhatsApp

Trump diz que não vai participar de debate virtual com Joe Biden

O 2º debate presidencial terá a forma de uma reunião municipal, na qual os candidatos …

STF muda norma, coloca todas investigações contra detentores de foro no plenário e pode fortalecer Lava Jato

O julgamento de parlamentares pelas Turmas havia sido adotado, por meio de uma mudança regimental …

Brasileiros vivem terror no México em meio ao furacão

A advogada conta que eles nem pensaram sobre a possibilidade de furacão. “Não sabíamos. Na …

Médico da Casa Branca diz que Donald Trump já tem anticorpos

ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

São Paulo atinge maior temperatura da sua história; calor foi de quase 44º

FONTE.: ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

Tempestade Alex causa desabamento de ponte e explosão na França

FONTE,: ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

GOVERNO ESTUDA PRORROGAR AUXÍLIO EMERGENCIAL ATÉ MARÇO DE 2021

FONTE.: ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

Alerj defende afastamento definitivo de Witzel em relatório final: “Grande esquema de corrupção”

FONTE.: ABARROSNEWS.COM Compartilhar com WhatsApp

EMOCIONANTE: TRUMP VOLTA PRA CASA BRANCA EM MEIO A APLAUSOS DE APOIADORES

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve alta do Hospital Walter Reed, em Washington, após …

Ernesto Araújo anuncia que Brasil e EUA irão assinar acordo anticorrupção este mês

Três acordos regulatórios entre o Brasil e os EUA estão prontos e devem ser assinados …

Casa Branca diz que Trump passa bem e seguirá trabalhando durante isolamento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania, entraram em quarentena e …

Botafogo demite técnico Paulo Autuori

O Botafogo terá o Cuiabá-MT pela frente nas oitavas de final da Copa do Brasil. …

URGENTE: DENUNCIA GRAVE APONTA QUE GOVERNO DORIA OFERECEU R$ 30 MILHÕES EM EMENDAS A DEPUTADOS PARA APROVAÇÃO DE AUMENTO DE IMPOSTOS

O deputado Carlos Giannazi denunciou o governo Doria de tentar oferecer R$ 30 milhões em …

Bombeiros de Andradina combatem incêndios na zona rural com apoio do helicóptero águia e de aviões

Manoel Messias Agência A Polícia Militar, através do Corpo de Bombeiros, continua combatendo incêndios em …

São Paulo tem noite mais ingrata na Libertadores: ser Binacional e secar LDU

A complicada situação do São Paulo na Copa Libertadores da América tem na noite desta …

Gabriel Jesus é cortado da Seleção, e Tite convoca Matheus Cunha para estreia nas Eliminatórias

Lesão sofrida contra o Wolverhampton, na segunda-feira, deixa atacante do City fora de duelos contra …

Ataque com faca perto da antiga sede do “Charlie Hebdo” deixa dois feridos

Um suspeito é detido. Caso é investigado como possível ataque terrorista. Redação do semanário foi …

Procon realiza fiscalização de produtos da cesta básica em supermercados de Andradina

Andradina André Longarini Na terça (22) o Procon-SP realizou fiscalização em supermercados de Andradina visando …

Mulher escapa da morte em gravíssimo acidente na Integração

Andradina Manoel Messias Agência A dona de casa R. da S. T., de 39 anos, …

Bolsonaro passa por cirurgia para retirar cálculo na bexiga nesta sexta

O presidente Jair Bolsonaro vai passar, nesta sexta-feira (25), por uma cirurgia para retirada de …

Dias após ameaça de bomba na Torre Eiffel, ataque em Paris deixa pelo menos 2 feridos

Um ataque com faca deixou pelo menos duas pessoas gravemente feridas perto da antiga redação …

Secretário de Trump chega a Roraima para conhecer Operação Acolhida

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, desembarcou em Boa Vista, capital de …

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, nesta sexta-feira (18), que a deputada federal Flordelis, …

ONU diz que Maduro e ministros cometeram crimes contra a humanidade

As forças de segurança venezuelanas e grupos aliados cometeram violações sistemáticas dos direitos humanos, incluindo …

MP pede afastamento e monitoramento por tornozeleira de Flordelis após explosão de bomba na casa de testemunha

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) pediu o afastamento da deputada federal Flordelis …

Presidente da Câmara Rodrigo Maia testa positivo para a Covid-19

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi diagnosticado com COVID-19 nesta quarta-feira, …

Fux barra benefício a presos por corrupção e crimes hediondos

Mudança realizada pela presidente do CNJ trata de medidas relacionadas à Covid-19 O novo presidente …

Agora com o SBT, Libertadores recomeça nesta terça (15); confira onde ver seu time essa semana

A Libertadores está de volta nesta terça-feira (15) depois de seis meses de paralisação por …

Furacão Sally segue para costa dos EUA e pode causar inundação histórica

O Furacão Sally se aproximou ainda mais da costa dos Estados Unidos, no Golfo do …

Com Trump como anfitrião, Israel assina acordos diplomáticos com Emirados Árabes e Bahrein

Na presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, …

GOVERNADORA FÁTIMA DIZ QUE 5 MILHÕES DO GOVERNO DO RN “EVAPOROU”; “infelizmente levamos o calote”

A governadora Fátima Bezerra (PT) disse na manhã desta segunda-feira (14) que o Governo do …

URGENTE – LULA É DENUNCIADO NOVAMENTE NA OPERAÇÃO LAVA JATO

A Lava Jato no Paraná apresentou nova denúncia contra o ex-presidente e ex-presidiário, Lula. Desta …