Útimos Posts
Página Inicial / Noticias Internacionais / Irã garante à Ucrânia que punirá os responsáveis pela derrubada do avião de passageiros

Irã garante à Ucrânia que punirá os responsáveis pela derrubada do avião de passageiros

O Irã reconheceu que derrubou “involuntariamente” o avião ucraniano que caiu quarta-feira após decolar do aeroporto de Teerã e no qual morreram todos os seus ocupantes, 176 pessoas, confirmou o Estado-Maior das Forças Armadas iranianas na TV estatal do país.

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, qualificou a derrubada como “grande tragédia” e “erro imperdoável”. Até agora, as autoridades iranianas afirmavam que havia ocorrido uma falha mecânica e negavam categoricamente a possibilidade de que seus mísseis tivessem atingido o Boeing 737-800, embora países como o Canadá e os Estados Unidos apontassem que era “altamente provável” que a aeronave tivesse sido derrubada por um míssil superfície-ar.

Os responsáveis pelo “erro” serão encaminhados a um departamento judicial dentro das Forças Armadas do Irã e prestarão contas, segundo o comunicado do Exército iraniano divulgado na manhã deste sábado.

“O acidente do avião ucraniano esta semana foi causado por um erro humano e pelo atrevimento dos Estados Unidos”, escreveu o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em sua conta no Twitter.

Depois de dias de tensão e de grande pressão internacional para que o Irã fizesse uma investigação transparente e assumisse suas responsabilidades, sua admissão de culpa pela queda do voo PS752 da Ukraine International Airlines que fazia a rota Teerã-Kiev é uma mudança surpreendente.

O presidente de Ucrânia, Volodimir Zelenski, exigiu neste sábado um pedido oficial de desculpas por meio dos canais diplomáticos, e também uma indenização. “Mesmo antes da conclusão de uma comissão internacional, o Irã se declarou culpado pela queda do avião ucraniano, mas insistimos na admissão total da culpa.

Esperamos do Irã garantias de que a investigação vai ser completa e aberta, que ele leve os responsáveis à Justiça, devolva os corpos dos mortos, pague uma indenização e peça desculpas oficiais através dos canais diplomáticos”, afirmou Zelenski em um comunicado, no qual pediu que a equipe de 45 especialistas enviados pela Ucrânia para tentar esclarecer a tragédia tenha pleno acesso e cooperação. Zelenski planeja falar com Rouhani ao longo deste sábado.

O escritório do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, muito envolvido na investigação do acidente que acabou com a vida de 57 canadenses, emitiu um comunicado dizendo que “continuaremos trabalhando com nossos parceiros no mundo todo para assegurar que seja realizada uma investigação completa, e o Governo canadense espera a cooperação total das autoridades iranianas”.

Até agora, o Irã tinha controlado a investigação, embora os especialistas enviados pela Ucrânia tenham tido acesso às caixas-pretas (não está claro se tiveram acesso também ao seu conteúdo).

No entanto, em outra mudança substancial de posição, por não ter as tecnologias adequadas para avaliar os dados, Teerã anunciou neste sábado que enviará as caixas-pretas à França, (escolhida entre as partes como um “lugar neutro”) para que sejam analisadas lá.

Onze ucranianos −incluindo toda a tripulação, de nove membros− morreram na queda do Boeing 737-800. A tragédia ocorreu em um momento de grande tensão entre EUA e Irã, depois do assassinato, ordenado por Washington, de um importante comandante militar iraniano, ao qual Teerã respondeu lançando mísseis contra bases americanas no Iraque no mesmo dia em que o avião caiu. Um conflito ao qual se somaram agora de maneira tangencial os países afetados: além de uma maioria de iranianos e canadenses, estavam a bordo suecos, alemães, britânicos e ucranianos.

O Exército iraniano declarou que o Boeing 737 ucraniano foi confundido com um “avião hostil”. “Em uma situação de crise e delicada, o voo ucraniano 752 decolou do aeroporto Imam Khomeini [em Teerã], e no momento de virar [parecia estar se aproximando] de um centro militar sensível”, afirmou em um comunicado divulgado na TV estatal, dizendo que havia detectado uma maior atividade aérea americana e aviões de combate em seu radar depois de seus ataques contra as forças de Washington no Iraque.

“Nessas condições”, devido a um “erro humano, e sem querer, o avião [foi] atingido”, acrescentou. O Exército anunciou que será feita uma “reforma importante em todas as Forças Armadas” para garantir que nada semelhante volte a ocorrer.

A Guarda Revolucionária do Irã recebeu a ordem de aparecer nos veículos de comunicação estatais para dar uma explicação. E as autoridades iranianas estão publicando, nas redes sociais, mensagens em que admitem o ocorrido e se desculpam.

Também nas redes sociais, os iranianos manifestaram sua raiva contra o Exército, depois que a população apoiou as autoridades após o assassinato, pelos EUA, do general Qasem Soleimani. “Supunha-se que deviam se vingar dos EUA, não do povo”, escreveu o jornalista Mokhtaba Fahti.

A maioria das vítimas é composta por iranianos ou iraniano-canadenses. Surgem dúvidas e críticas também sobre por que o principal aeroporto do país e seu espaço aéreo não foram fechados em meio à escalada da tensão, quando Teerã lançou mísseis contra as bases americanas no Iraque.

O comandante das forças aeroespaciais iranianas, Amir-Ali Hajizadeh, somou-se às explicações e disse nweste sábado que o avião ucraniano foi confundido com um míssil de cruzeiro.

“O operador teve apenas 10 segundos para tomar uma decisão”, disse ele em uma aparição televisionada no canal oficial do Irã. O operador teve que obter uma confirmação e se comunicar com a aeronave.

“Nessas condições, houve uma falha no sistema de comunicação e ele não pôde obter confirmação e tomou esta terrível decisão. O foguete foi disparado e o avião foi abatido ”, acrescentou Hajizadeh.

Confundido com um míssil de cruzeiro

O oficial militar disse que suas Forças Armadas fizeram vários pedidos para que o espaço aéreo iraniano fosse liberado de aeronaves civis. Uma declaração que levanta ainda mais dúvidas e críticas sobre por que o principal aeroporto e espaço aéreo do país não foi fechado em meio à escalada em que Teerã lançou foguetes nas bases americanas no Iraque.

Hajizadezh garantiu que assume “toda a responsabilidade” pelo que aconteceu. “Me inteirei sobre a terrível tragédia no oeste do país após o fim da operação de mísseis contra as bases americanas. Quando me convenci do que aconteceu, queria a morte, porque preferia morrer ”, afirmou. “Seremos responsáveis ​​pela morte dessas pessoas por toda a vida e hoje nossa honra está exposta ao Senhor”.

O procurador-geral do Irã, Mohammad-Jafar Montazeri, em uma instrução ao promotor militar, exigiu investigações “rápidas e meticulosas” para identificar todas as causas e pessoas envolvidas no incidente, segundo a agência de notícias semioficial ISNA.

A derrubada do voo PS752 aumenta a tensão entre Irã e Estados Unidos, principalmente depois do assassinato, com um drone americano, do poderoso general Soleimani na madrugada do dia 3.

Na sexta-feira, o Governo de Donald Trump ativou novas sanções ao Irã, atingindo setores-chave da economia iraniana, como o industrial, o de mineração e o têxtil, assim como uma série de altos funcionários do regime.

“Havia informações sobre uma ameaça iminente”, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. “Soleimani planejava um amplo ataque a interesses americanos na região, incluindo embaixadas”, acrescentou.

Fonte.: Agências

Sobre admin

Veja também

Mais rico do mundo, Barcelona supera Real Madrid e é primeiro clube a faturar € 840 milhões

Consultoria inglesa “Deloitte” divulga ranking da temporada 2018/19 com time catalão no topo pela primeira …

Evo Morales promete criar ‘milícias armadas’ se voltar para Bolívia, segundo Reuters

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, formará milícias armadas do povo assim “como na Venezuela”, …

Palmeiras desembarca em Orlando, EUA, para disputa da Flórida Cup

O primeiro treinamento do Palmeiras em Orlando será neste domingo. A atividade será realizada no …

Pastores brasileiros são detidos em Portugal acusados de tráfico de pessoas

De acordo com a autoridade imigratória do país, eles prometiam trabalho e legalização no país …

VENEZUELA – Guaidó convoca novas manifestações contra Maduro e diz que diálogo é ‘improvável’

O líder opositor Juan Guaidó disse neste sábado (11) que os venezuelanos “não podem ficar …

Irã admite que derrubou avião e pede desculpas

O Estado-Maior das Forças Armadas iranianas admitiu neste sábado que um “erro humano” foi a …

Irã diz que é impossível que avião tenha sido atingido por mísseis

Segundo fontes que pediram para não serem identificadas, disseram à agência Reuters que o avião …

Aumentam reações internacionais ao clima de tensão entre EUA e Irã

A China e países da Europa pedem a resolução do conflito pelo diálogo São cada …

Forças de Israel entram em alerta máximo depois de ataques iranianos a alvos dos EUA no Iraque

As Forças de Defesa de Israel (FDI) entraram em alerta máximo depois dos ataques iranianos …

Forças do Irã ameaçam esmagar o ‘Grande Satã’ norte-americano

O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) ameaçou dar uma resposta ao “Grande Satã …

Avião ucraniano com 176 pessoas a bordo cai no Irã

Ocorrida logo após decolagem, queda mata todos os que estavam a bordo do Boeing 737. …

Terremoto de magnitude 6,4 atinge Porto Rico e causa destruição

Um forte terremoto foi registrado nesta terça-feira (7) na costa sul de Porto Rico – …

Lutador do UFC discute com ator e o desafia para briga de rua

Mike Perry ainda não tem seu próximo compromisso no UFC agendado, mas o meio-médio (77 …

Acidente com ônibus mata 16 pessoas no Peru

Segundo sites jornalísticos peruanos, entre os mortos estão dois brasileiros e dois alemães. Ao menos …

Carta vazada informa que EUA deixarão Iraque; Pentágono nega

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (6) que a coalizão que lideram deixará o Iraque …

Com 3 gols de Ronaldo, Juventus goleia Cagliari e lidera Italiano

A Juventus iniciou o ano de 2020 com uma goleada por 4 a 0 sobre …

Barcelona faz contagem para Messi superar Pelé e gera discussão na web

O Barcelona começou o ano de 2020 causando uma grande polêmica na internet. O clube …

McGregor vê Khabib com medo de realizar revanche entre eles: “Ele está tremendo”

No dia 18 de janeiro, Conor McGregor retorna ao Ultimate após mais de um ano …

Rod Stewart e filho são processados por briga em festa de Ano Novo na Flórida

(Reuters) – O astro britânico de rock Rod Stewart e seu filho mais velho Sean …

Trump ameaça Irã e diz que tem 52 alvos em caso de ataque aos EUA Irã e diz que tem 52 alvos em caso de ataque aos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu neste sábado que tem 52 alvos no …

Helicóptero militar de Taiwan cai causando oito mortes

O helicóptero Black Hawk desapareceu na cidade de Nova Taipé Um helicóptero da força aérea …

Quem era Qassem Soleimani, general iraniano morto em ataque dos EUA

RESUMO DA NOTÍCIA Próximo do líder supremo, Soleimani era um dos homens mais poderosos do …

Pelo menos 16 mortos em inundações na capital da Indonésia

As chuvas torrenciais e a subida dos rios inundaram pelo menos 169 bairros nos distritos …

Ataques dos EUA a tropas pró-Irã no Iraque deixam 25 mortos e causam indignação

Ao menos 25 combatentes iraquianos morreram na fronteira com a Síria, em bombardeios de represália …

Neymar e Gabigol participam de show de Wesley Safadão na Bahia

As férias dos boleiros já começaram, e muitos já iniciam o ritmo de ano novo …

Terremoto de magnitude 5 atinge sul do Irã

O tremor atingiu a província de Bushehr no início da manhã desta sexta-feira (27) Um …

Avião cai no Cazaquistão e mata pelo menos 15 pessoas

O aparelho, um Fokker 100, levava 100 pessoas e o acidente ocorreu logo após a …

Destaque da F-1, Leclerc renova contrato com a Ferrari

O piloto de 22 anos estreou na F-1 no ano passado, defendendo as cores da …

Bélgica lidera ranking da Fifa e Brasil segue em terceiro

A Bélgica está à frente da França, com 1.733 pontos, a segunda colocada A Fifa …

Trump é o terceiro presidente dos EUA a ser alvo de impeachment

A maioria democrata na Câmara dos Representantes votou favoravelmente para que o processo de destituição …

De virada, Flamengo bate Al-Hilal e vai à final do Mundial

Não foi fácil, mas o Flamengo venceu o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a …

Marlon Moraes bate José Aldo por decisão dividida; plateia vaia resultado

Luta mais importante da noite dentre as que não valiam cinturão, Marlon Moraes vs. José …

Com dois gols de CR7, Juve vence Udinese e assume liderança provisória

A Juventus assumiu a liderança provisória da Serie A ao vencer a Udinese (17º) por …