Útimos Posts
Página Inicial / Aconteceu/ Ultima hora / China tem 25 mortes por vírus e isola 2ª cidade para conter epidemia

China tem 25 mortes por vírus e isola 2ª cidade para conter epidemia

O número de mortes decorrentes de infecção pelo novo tipo de coronavírus detectado na China aumentou para 25, segundo informaram nesta quinta-feira (23) autoridades chinesas. O total de pessoas afetadas já é superior a 610. Duas cidades chinesas estão atualmente em quarentena.

Além da Wuhan, também foi isolada Huanggang, com mais de 7,5 milhões de habitantes, localizada a cerca de 65 quilômetros. O prefeito de Huanggang suspendeu a circulação de trens da cidade, situada a 70 quilômetros de Wuhan. A medida vale até o final desta quinta. Depois, ela poderá ser retirada ou mantida pelas autoridades locais.

Nessas duas cidades chinesas em quarentena, os transportes públicos foram suspensos e os restaurantes, os cinemas e diversos espaços públicos foram fechados, de forma a evitar a propagação do vírus.

Os primeiros casos de coronavírus na China foram notificados em 31 de dezembro. A situação fez com que autoridades da China e de outros países aumentassem os esforços para controlar um surto.

O local mais afetado é Wuhan, mas também há casos confirmados em Pequim, Xangai, Macau, Hong Kong. Além da China, cinco outros países já têm casos confirmados (EUA, Tailândia, Coreia do Sul, Japão e Taiwan). Cerca de 2.200 pessoas que entraram em contato com pessoas infectadas são mantidas em observação pelo governo chinês.

CASO SUSPEITO EM MINAS

O Ministério da Saúde descartou nesta quarta-feira (22) a possibilidade de que um caso atendido em Belo Horizonte possa ser enquadrado como suspeito de coronavírus.

A posição ocorre após a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais divulgar uma nota informando que investigava um caso suspeito em uma paciente brasileira que apresentou sintomas respiratórios “compatíveis com a doença viral aguda” após voltar da China.

O motivo é o fato de que a paciente atendida em Belo Horizonte esteve em Xangai, onde não há, até o momento, transmissão ativa do vírus. Segundo a definição atual da OMS, só há transmissão ativa do vírus na província de Wuhan.

A paciente, de 35 anos, foi atendida nesta terça-feira (21) na UPA Centro Sul de Belo Horizonte. Ela havia desembarcado da viagem três dias antes com sintomas respiratórios compatíveis com a doença viral, o que trouxe alerta às equipes de saúde.

Em seguida, foi transferida para observação no Hospital Eduardo de Menezes. A medida ocorreu como precaução diante do histórico de viagens, já que a paciente não apresentava sinais de gravidade clínica.

A secretaria de Minas Gerais diz que aguarda o resultado de exames para confirmar ou descartar a hipótese e, assim, rever a classificação do caso. O quadro atual é estável. A paciente disse que não teve contato com pessoas com sintomas.

Em nota, o ministério diz ainda que, até o momento, não há detecção de nenhum caso suspeito no Brasil de pneumonia indeterminada relacionada à situação que ocorre na China.

A pasta informa ainda que tem realizado monitoramento diário da situação junto à OMS. Diz ainda que, assim que houver a definição de situação de emergência pela Organização Mundial de Saúde, irá tomar as medidas cabíveis.

Equipe médica do aeroporto de Roma se prepara para vistoriar passageiros procedentes de Wuhan, na China, em busca de sinais de coronavírus. (Foto: Reuters/Direitos Reservados)

MEDIDAS

Nesta quarta, o aumento de casos na China fez o Ministério da Saúde reunir um comitê de operações de emergência para acompanhar o caso e avaliar novas ações. A medida é adotada em todos os casos em que há eventos de importância à saúde pública.

Entre as ações já adotadas, estão a notificação da área de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa, avisos à área de vigilância do Mapa (Ministério da Agricultura) e notificação às secretarias de saúde, “evitando medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e trânsito de pessoas, bens e mercadorias”.

A Anvisa informou ter enviado recomendações a equipes de vigilância em saúde em portos e aeroportos para reforço no controle de possíveis casos suspeitos de ​coronavírus.

O órgão enviou um documento que orienta equipes destes locais sobre o atendimento de viajantes com sintomas e pede notificação imediata de casos suspeitos, além de intensificação em procedimentos de limpeza e desinfecção de terminais. Até o momento, não há recomendação de restrições de viagem.

Apesar do modo de transmissão do coronavírus ser desconhecido, a pasta reforça a necessidade de cuidados básicos para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas.

Entre as orientações, estão evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias, realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes e evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

CRONOLOGIA DO CONTÁGIO

  • 31 de dezembro

O governo chinês alerta a Organização Mundial de Saúde sobre a aparição, na cidade de Wuhan, de 11 milhões de habitantes, de uma série de casos de pneumonia de origem desconhecida.

  • 1 de janeiro

Autoridades de Wuhan fecham o mercado da cidade especializado no atacado de frutos do mar e peixes, local em que muitos pacientes trabalhavam ou frequentavam.

  • 11 de janeiro

China anuncia a primeira morte de um paciente com coronavírus.

  • 13 de janeiro

OMS identifica um caso de coronavírus na Tailândia, em uma paciente que teve pneumonia após voltar de uma viagem a Wuhan. Foi o primeiro registro da enfermidade fora da China.

Nos dias seguintes, o coronavírus foi identificado no Japão, Coreia do Sul e Taiwan.

  • 17 de janeiro

O Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) anuncia medidas de rastreamento de viajantes da China nos aeroportos de Nova York, Los Angeles e São Francisco, que recebem voos de Wuhan.

  • 21 de janeiro

Primeiros casos na Austrália e nos EUA — o paciente teria contraído o vírus em uma viagem a Wuhan.

Aeroportos de Tailândia, Hong Kong, Singapura, Austrália e Rússia intensificaram o controle da chegada de voos de zonas de risco.

Zhong Nanshan, chefe da equipe criada pela Comissão Nacional de Saúde da China para investigar o coronavírus, anuncia que o vírus pode ser transmitido entre humanos.

  • 22 de janeiro

A Organização Mundial de Saúde faz uma reunião emergencial para avaliar a declaração de uma emergência internacional de saúde.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informa que foi registrado no Estado o primeiro caso suspeito de infecção em uma paciente que chegou a Belo Horizonte vinda da China no último sábado. O Ministério da Saúde, no entanto, nega que haja casos suspeitos no país.

Autoridades chinesas cortam transporte de Wuhan, centro do surto de coronavírus. A partir desta quinta-feira, serão suspensos voos, viagens de trem e ônibus saindo da cidade. Os serviços de metrô e balsas também serão afetados.

  • 25 de janeiro

É a data do Ano Novo na China. Autoridades temem que o alto fluxo de viagens contribua para a difusão do vírus.

da Agência Brasil, com informações da FolhaPress e Agência O Globo

Sobre admin

Veja também

Brasil começa bem, abre vantagem, mas Canadá empata no final

Sem vencer no Torneio da França, o Brasil se despediu da competição após um empate …

Mensagens complicam situação de empresária que ajudou Ronaldinho

ASSUNÇÃO, PARAGUAI – Fonte.: (FOLHAPRESS) – A esposa do empresário Wilmondes Sousa Lira -que teria …

Advogado de Ronaldinho Gaúcho no Paraguai diz: ‘Ele está chocado’

O advogado que representa Ronaldinho Gaúcho e Assis no Paraguai, Adolfo Marin, declarou para a …

Camor e Asilo terão suporte do Governo de Andradina no acolhimento de entrada do usuário

Nesta quarta-feira (04), o Governo de Andradina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou …

Criticada por bolsonaristas, Regina Duarte toma posse do Cargo

Em evento de posse, a atriz falou em pacificação e diálogo permanente BRASÍLIA, DF Fonte.:  …

Coronavírus faz Itália fechar escolas e universidades

A decisão foi tomada pelo chefe de Governo Giuseppe Conte, durante um conselho de ministros …

URGENTE: Ao menos 19 mortos por tornados no estado do Tennessee

Imagens divulgadas pela mídia local mostraram edifícios completamente destruídos após a passagem dos tornados Pelo …

Sexto avião com deportados dos EUA chega a MG. Passageiros alegam ter passado fome

Um dos passageiros contou que udo que recebia para comer de manhã e na hora …

Maior torneio de Kart amador do DF começa neste sábado com 127 pilotos

O NTSEC Tecnokart é um torneio de kart indoor que vai para sua sexta edição …

Sertanejo Henrique, da dupla com Netto, morre após acidente de carro

O cantor morreu após 22 dias internado depois de um acidente de carro SÃO PAULO, …

MC Gui é internado em hospital: ‘De repente a gente desaba’

A notícia foi dada pelo próprio cantor em seu Instagram MC Gui deu entrada no …

Em viagem à Europa, Lula levará assessores com despesas pagas pelo contribuinte

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem viagem marcada para a Europa de 29 …

Novo homem! Wanderlei Silva abandona uso de carros e exalta benefícios do vegetarianismo

Uma das maiores lendas do MMA é o mais novo adepto de um estilo de …

Jornal: Neymar processa Barça pela terceira vez e pede R$ 38 milhões

Neymar e Barcelona vivem uma relação de amor e ódio. Ao mesmo tempo que já …

Descanse em paz! Valdir Espinosa morre aos 72 anos

O futebol brasileiro perdeu um de seus nomes mais emblemáticos. Valdir Espinosa não resistiu a.problemas …

Palestinos lançam mais mísseis de Gaza e Netanyahu ameaça guerra

“Só vou para a guerra como última opção, mas estamos preparando algo que nem se …

Após registro de cinco mortes por surto de coronavírus, Itália isola ao menos onze cidades

“Precisamos levar essa situação muito a sério, mas não devemos ceder ao pânico e, ainda …

Chuva interdita viadutos de acesso a Águas Claras e Taguatinga

Há risco de queda de árvore, outros alagamentos e descargas elétricas, segundo o Inmet. O …

Volta de Neymar ao Barcelona passa por pedido de perdão, diz Messi

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Neymar queria, no ano passado, sair do Paris Saint-Germain e …

Ataque com carro deixa 30 feridos em desfile de Carnaval na Alemanha

A polícia local afirmou se tratar de um ataque, mas não confirmou a motivação do …

Com Jesus negro e mulher, desfile da Mangueira divide opiniões

A Estação Primeira da Mangueira contou uma releitura crítica da história de Jesus Cristo no Carnaval da Sapucaí na noite deste domingo (23). …

Ivete Sangalo reina absoluta no Carnaval de Salvador

Rainha faz assim: comanda uma legião de súditos sem perder o pique nem o bom …

Com Exército nas ruas, governador do Ceará muda o tom e diz que não dará anistia a policiais

Em mais um sinal de endurecimento contra os policiais que participam de um motim no …

Governo do Ceará vai excluir da folha de pagamento PMs envolvidos em motim

O governo do Ceará informou nesta quinta-feira (20) que 300 IPMs (Inquérito Policial Militar) foram instaurados …

Hamilton é o mais rápido no 1ª dia de pré-temporada

O treino aconteceu no circuito de Montmeló, em Barcelona. A nova temporada da Fórmula 1 …

Insatisfação de Neymar com o PSG repercute na Europa

Insatisfação de Neymar com ausência nos jogos do PSG repercute na Europa SÃO PAULO, SP …

Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, aos 83 anos

Morreu nesta quarta-feira, aos 83 anos, em decorrência de uma broncopneumonia, o cineasta paulistano José …

Trens se chocam no Recife e deixam 47 passageiros feridos

Um trem estava parado na plataforma quando a outra composição entrou em colisão ao chegar …

GP do Vietnã de F-1 é confirmado em abril apesar de coronavírus

A prova está mantida para o dia 5 de abril O surto de coronavírus, agora …

Capotamento na Nascar deixa piloto em estado grave

Capotamento na Nascar deixa piloto em estado grave SÃO PAULO, SP – Fonte.: (FOLHAPRESS) – …

Pedido de impeachment de Witzel é protocolado na Alerj

Um pedido de impeachment contra o governador Wilson Witzel foi protocolado por deputados do PSL, …

Pré-Carnaval em SP tem baleados e 413 pessoas detidas

Cinco pessoas foram baleadas em um bloco na região da zona sul da cidade Entre …

Ministros do STF são avisados que são alvos de possíveis ataques terroristas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, encaminhou aos demais da corte um …