Útimos Posts
Página Inicial / Aconteceu/ Ultima hora / Câmara abre processo de impeachment contra Donald Trump

Câmara abre processo de impeachment contra Donald Trump

O republicano será investigado devido a uma ligação telefônica, em julho, no qual ele teria pressionado o presidente da Ucrânia a investigar o filho de um de seus principais adversários, o democrata Joe Biden

SÃO PAULO, SP- Fonte: (FOLHAPRESS) – A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou na terça-feira (24) a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.

O republicano será investigado devido a uma ligação telefônica, em julho, no qual ele teria pressionado o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, a investigar o filho de um de seus principais adversários, o democrata Joe Biden.

Hunter, filho do pré-candidato à Presidência e possível rival na corrida em 2020, é integrante do conselho de uma empresa de gás ucraniana.

“Isto é uma quebra da Constituição americana”, afirmou Pelosi ao anunciar a abertura do processo. “O presidente precisa ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei”, disse ela após um encontro com a bancada democrata, que tem maioria na Câmara.

Uma semana antes do telefonema, o presidente americano havia congelado uma ajuda de cerca de US$ 400 milhões para a Ucrânia.

A oposição afirma que o republicano usou a verba para pressionar Zelenski a investigar o filho de Biden, o que a Casa Branca nega. Em 11 de setembro, portanto após a conversa, a verba foi descongelada.

Muitos democratas já vinham sugerindo, em público e em particular, que as evidências recentes indicavam a pressão de Trump sobre o governo ucraniano, e acusavam a tentativa do governo de obstruir o acesso do Congresso a mais informações do caso.

Um agente de inteligência que ouviu a conversa de Trump com o líder ucraniano -um procedimento padrão nos Estados Unidos- alertou as autoridades de que o presidente teria colocado em perigo a segurança nacional.

O Congresso foi automaticamente avisado do problema, mas não recebeu detalhes. Com isso, os deputados fizeram duas requisições ao governo: que liberasse a transcrição das conversas do presidente com Zelenski -o Senado fez um pedido semelhante– e permitisse que o agente que ouviu a ligação testemunhasse sobre o caso.

Trump disse que permitirá a divulgação da transcrição e nega ter cometido algum erro. Logo após a fala de Pelosi, voltou a afirmar no Twitter que é alvo de uma “caça às bruxas” e que os democratas promovem uma “perseguição presidencial”.

Já o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, Adam Schiff, afirmou que o agente concordou em testemunhar.

Para viabilizar a investigação, o presidente americano teria pedido que o ucraniano trabalhasse com seu advogado pessoal, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani.

Giuliani se encontrou nesta terça com o presidente Jair Bolsonaro após o discurso do brasileiro na Assembleia Geral da ONU. Depois de deixar a reunião, comentou o caso e atacou os democratas.”Tudo o que estão fazendo é torná-lo [Trump] mais popular. E o que eles estão fazendo é destruir a si próprios”, afirmou.

Questionado sobre a abertura do processo de impeachment contra Trump, Bolsonaro, ao sair do hotel em que está hospedado em Nova York, disse que o americano “vai ser reeleito no ano que vem”.

Apesar de diversas alas democratas defenderem a abertura do processo, Pelosi se recusava a dar início à medida. Até então, afirmava que um processo poderia aumentar a polarização e influenciar as eleições de novembro de 2020.

Segundo o jornal The Washington Post, Pelosi mudou de ideia com as revelações. A tendência é que ela autorize a criação de uma comissão especial para investigar Trump, semelhante à que foi criada em 1973 para apurar o papel do então presidente Richard Nixon no escândalo de Watergate. Nixon acabou renunciando ao cargo em 1974, antes de a Câmara concluir o processo.

Em toda a história americana, apenas duas vezes os deputados autorizaram o impeachment contra o presidente: em 1868, contra Andrew Johnson, e em 1998, contra Bill Clinton. Os dois acabaram inocentados no Senado e puderam seguir no cargo.

O início do processo permite aos deputados investigarem Trump, mas não significa que ele terá que deixar o cargo.

Cabe à Câmara aceitar ou não o processo por maioria simples, o equivalente a 218 deputados caso todos os 435 estejam presentes.

Segundo o jornal The New York Times, 196 (195 democratas e 1 independente) já se declararam a favor da medida. Os democratas contam com maioria na Câmara: somam 235, contra 199 republicanos e um independente.

O julgamento em si, porém, é feito no Senado, onde dois terços dos cem senadores precisam aprovar a medida. Apenas se isso acontecer é que Trump deixará o cargo.

A composição atual tem 53 republicanos, 45 democratas e 2 independentes (Bernie Sanders e Angus King, mais alinhados aos democratas).

Isso significa que, para Trump ser derrubado, mesmo com os votos de todos os democratas e independentes, seriam necessários ao menos 20 votos de republicanos contra o presidente, que é de seu partido.

O PROCESSO DE IMPEACHMENT NOS EUA

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra o presidente do país, Donald Trump.

Cabe à Câmara aceitar ou não o processo por maioria simples. A casa tem 435 representantes, dos quais, segundo o jornal New York Times, 172 já se declararam a favor do impeachment.

Se passar pela Câmara, o processo chegará ao Senado, em um julgamento supervisionado pelo presidente da Suprema Corte, cargo hoje ocupado por John Roberts.

O júri desse julgamento é composto pelos 100 senadores norte-americanos. Dois terços são necessários para tirar Trump do cargo, que seria assumido pelo vice-presidente Mike Pence.

O que pode provocar impeachment nos Estados Unidos?

A Constituição do país prevê a possibilidade de impeachment em caso de “traição, suborno ou outros crimes e contravenções”. De acordo com a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, as atitudes de Trump configuram uma “quebra da Constituição”.

Algum presidente norte-americano sofreu impeachment?Nunca um presidente dos Estados Unidos deixou o cargo por meio de um processo de impeachment. Foram abertos processos contra Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1998, mas ambos foram absolvidos no Senado. Richard Nixon renunciou em 1974, durante o processo, quando sua condenação era dada como certa.

Divulgação : Abarrosnews.com

Sobre admin

Veja também

MP mudou posição e pediu condenação mais dura a Lula

O procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum reviu seu posicionamento anterior de pedir anulação …

Terremoto atinge a Albânia e mata pelo menos 6 pessoas

Vários edifícios desabaram e as autoridades procuram agora sobreviventes nos escombros Pelo menos seis pessoas …

Projeto Guri faz “Audição Especial de Final de Ano”

O Centro Cultural “Pioneiros de Andradina” foi palco para a apresentação dos alunos do Projeto …

Almoço do Fundo Social arrecada recursos para Natal Solidário

O mundo Social de Solidariedade realizou, neste último domingo (24), o tradicional  “Almoço Solidário em …

Fernanda Brum e marido sofrem acidente de carro em Angra dos Reis

O casal de pastores Fernanda Brum e Emerson Pinheiro sofreu um acidente de carro nesta …

TRÊS PESSOAS MORREM DEPOIS DE PROTESTOS NA COLÔMBIA

BOGOTÁ  Fonte.: (Reuters) – Três pessoas foram mortas em eventos na esteira dos protestos de …

MILITARES E POLICIAIS PATRULHAM BOGOTÁ APÓS TOQUE DE RECOLHER

Bogotá se recuperava com tranquilidade, neste sábado, do primeiro toque de recolher em quatro décadas, …

LULA DEFENDE POLARIZAÇÃO E DIZ QUE PIOR INIMIGO DO BRASIL É A DESIGUALDADE

Fonte.: (Reuters) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na sexta-feira que o …

Marquise cai e mata mulher em centro de compras no interior de SP

O Corpo de Bombeiros deslocou 15 homens distribuídos em quatro equipes para atender a ocorrência …

Flamengo é campeão da Libertadores 2019 após virada incrível contra o River

Com muita emoção, um verdadeiro teste para cardíacos. Foi assim que o Flamengo, o time-sensação …

Gugu Liberato foi dado como morto duas semanas antes da verdadeira morte

SÃO PAULO, SP – Fonte.:  (FOLHAPRESS) – O apresentador Gugu Liberato, 60, teve sua morte …

Floyd Mayweather anuncia retorno da aposentadoria e promete novo evento com Dana White

Sem lutar profissionalmente desde 2017, quando nocauteou Conor McGregor no 10º round, Floyd Mayweather voltará …

Netanyahu é indiciado por corrupção, fraude e abuso de confiança

É a primeira vez que um premiê israelense é indiciado no exercício do cargo SÃO …

Aliança pelo Brasil terá Bolsonaro presidente e Flávio como vice

O partido em criação Aliança pelo Brasil será comandado pelo presidente Jair Bolsonaro e terá o senador Flávio …

Galvão Bueno se sente mal e não narrará final da Libertadores

A final da Libertadores já teve uma grande perda. Galvão Bueno, sempre presente nos momentos …

Gugu sofre acidente doméstico e é internado em estado grave

Gugu Liberato, 60, sofreu um acidente doméstico na quarta-feira (20). Segundo Amaury Júnior, o estado …

Zezé di Camargo é internado com urgência e passa por cirurgia em SP

O cantor foi internado e acabou deixando seus fãs preocupados Recentemente, o cantor Zezé Di …

Ferrari evita encontro de Vettel e Leclerc após batida em Interlagos

Um lance entre os dois pilotos acabou deixando um climão nos bastidores SÃO PAULO, SP …

Brasil vence Coreia do Sul e finda jejum no último amistoso do ano

Seleção Brasileira fechou o marcador com um golaço marcado por Danilo A Seleção Brasileira encerrou …

Ônibus com 51 estudantes universitários tomba em MG

RESUMO DA NOTÍCIA Os jovens voltavam de jogos universitários quando o veículo perdeu o freio …

Governo de Andradina comemora o feriado da Consciência Negra com o “Andra Afro”

Dia 20 de novembro é celebrada a Consciência Negra. Para comemorar a data, a Secretaria …

Morre Tuka Rocha, ex-piloto de Stock Car, 3ª vítima de queda de avião

A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Morreu na …

Líderes bolivianos pedem fim da violência e Bachelet expressa preocupação

Autoridades bolivianas de alto nível pediram neste sábado (16) a pacificação do país, após a …

O que você precisa saber para começar o domingo

Apoiadores do ex-presidente Evo Morales são mortos em confrontos com a polícia na Bolívia; na …

Alexandre Garcia se casa um dia após completar 79 anos

O jornalista contou a novidade por meio de uma foto no Instagram ao lado da …

Hamilton defende GP do Brasil em SP: ‘Não precisamos derrubar árvores’

“Já temos um circuito histórico aqui, não precisa derrubar árvores, destruir mais território”, disse o …

Embaixada da Venezuela é invadida em Brasília por apoiadores de Guaidó

20 simpatizantes de Juan Guaidó teriam invadido o local SÃO PAULO, SP- Fonte.:  (FOLHAPRESS) – …

Tite mantém mistério sobre escalação da seleção contra Argentina

Brasil e Argentina se enfrentarão nesta sexta-feira, em Riad, na Arábia Saudita, às 14 horas …

Tamiko confirma prorrogação de inscrições do novo curso de Turismo Receptivo até quinta

A prefeita Tamiko Inoue realizou reunião, na manhã desta quarta-feira (13), no Centro Paula Souza, …

1ª Caravana no Campo mobiliza comunidade do assentamento Timboré

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo de Andradina em parceria com FEA (Fundação Educacional …

Gestão de Negócios é tema de novo curso em Andradina

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda do Governo de Andradina deu início ao …

Dia da Consciência Negra é comemorado em Andradina

No dia 20 de novembro, quarta-feira, será comemorado em Andradina o feriado da Consciência Negra …

Filho de 17 anos mata mãe e esconde corpo dentro do armário

No momento em que foi detido, o jovem confessou às autoridades locais que tinha feito …