Útimos Posts
Página Inicial / Aconteceu/ Ultima hora / Câmara abre processo de impeachment contra Donald Trump

Câmara abre processo de impeachment contra Donald Trump

O republicano será investigado devido a uma ligação telefônica, em julho, no qual ele teria pressionado o presidente da Ucrânia a investigar o filho de um de seus principais adversários, o democrata Joe Biden

SÃO PAULO, SP- Fonte: (FOLHAPRESS) – A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou na terça-feira (24) a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.

O republicano será investigado devido a uma ligação telefônica, em julho, no qual ele teria pressionado o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, a investigar o filho de um de seus principais adversários, o democrata Joe Biden.

Hunter, filho do pré-candidato à Presidência e possível rival na corrida em 2020, é integrante do conselho de uma empresa de gás ucraniana.

“Isto é uma quebra da Constituição americana”, afirmou Pelosi ao anunciar a abertura do processo. “O presidente precisa ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei”, disse ela após um encontro com a bancada democrata, que tem maioria na Câmara.

Uma semana antes do telefonema, o presidente americano havia congelado uma ajuda de cerca de US$ 400 milhões para a Ucrânia.

A oposição afirma que o republicano usou a verba para pressionar Zelenski a investigar o filho de Biden, o que a Casa Branca nega. Em 11 de setembro, portanto após a conversa, a verba foi descongelada.

Muitos democratas já vinham sugerindo, em público e em particular, que as evidências recentes indicavam a pressão de Trump sobre o governo ucraniano, e acusavam a tentativa do governo de obstruir o acesso do Congresso a mais informações do caso.

Um agente de inteligência que ouviu a conversa de Trump com o líder ucraniano -um procedimento padrão nos Estados Unidos- alertou as autoridades de que o presidente teria colocado em perigo a segurança nacional.

O Congresso foi automaticamente avisado do problema, mas não recebeu detalhes. Com isso, os deputados fizeram duas requisições ao governo: que liberasse a transcrição das conversas do presidente com Zelenski -o Senado fez um pedido semelhante– e permitisse que o agente que ouviu a ligação testemunhasse sobre o caso.

Trump disse que permitirá a divulgação da transcrição e nega ter cometido algum erro. Logo após a fala de Pelosi, voltou a afirmar no Twitter que é alvo de uma “caça às bruxas” e que os democratas promovem uma “perseguição presidencial”.

Já o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, Adam Schiff, afirmou que o agente concordou em testemunhar.

Para viabilizar a investigação, o presidente americano teria pedido que o ucraniano trabalhasse com seu advogado pessoal, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani.

Giuliani se encontrou nesta terça com o presidente Jair Bolsonaro após o discurso do brasileiro na Assembleia Geral da ONU. Depois de deixar a reunião, comentou o caso e atacou os democratas.”Tudo o que estão fazendo é torná-lo [Trump] mais popular. E o que eles estão fazendo é destruir a si próprios”, afirmou.

Questionado sobre a abertura do processo de impeachment contra Trump, Bolsonaro, ao sair do hotel em que está hospedado em Nova York, disse que o americano “vai ser reeleito no ano que vem”.

Apesar de diversas alas democratas defenderem a abertura do processo, Pelosi se recusava a dar início à medida. Até então, afirmava que um processo poderia aumentar a polarização e influenciar as eleições de novembro de 2020.

Segundo o jornal The Washington Post, Pelosi mudou de ideia com as revelações. A tendência é que ela autorize a criação de uma comissão especial para investigar Trump, semelhante à que foi criada em 1973 para apurar o papel do então presidente Richard Nixon no escândalo de Watergate. Nixon acabou renunciando ao cargo em 1974, antes de a Câmara concluir o processo.

Em toda a história americana, apenas duas vezes os deputados autorizaram o impeachment contra o presidente: em 1868, contra Andrew Johnson, e em 1998, contra Bill Clinton. Os dois acabaram inocentados no Senado e puderam seguir no cargo.

O início do processo permite aos deputados investigarem Trump, mas não significa que ele terá que deixar o cargo.

Cabe à Câmara aceitar ou não o processo por maioria simples, o equivalente a 218 deputados caso todos os 435 estejam presentes.

Segundo o jornal The New York Times, 196 (195 democratas e 1 independente) já se declararam a favor da medida. Os democratas contam com maioria na Câmara: somam 235, contra 199 republicanos e um independente.

O julgamento em si, porém, é feito no Senado, onde dois terços dos cem senadores precisam aprovar a medida. Apenas se isso acontecer é que Trump deixará o cargo.

A composição atual tem 53 republicanos, 45 democratas e 2 independentes (Bernie Sanders e Angus King, mais alinhados aos democratas).

Isso significa que, para Trump ser derrubado, mesmo com os votos de todos os democratas e independentes, seriam necessários ao menos 20 votos de republicanos contra o presidente, que é de seu partido.

O PROCESSO DE IMPEACHMENT NOS EUA

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra o presidente do país, Donald Trump.

Cabe à Câmara aceitar ou não o processo por maioria simples. A casa tem 435 representantes, dos quais, segundo o jornal New York Times, 172 já se declararam a favor do impeachment.

Se passar pela Câmara, o processo chegará ao Senado, em um julgamento supervisionado pelo presidente da Suprema Corte, cargo hoje ocupado por John Roberts.

O júri desse julgamento é composto pelos 100 senadores norte-americanos. Dois terços são necessários para tirar Trump do cargo, que seria assumido pelo vice-presidente Mike Pence.

O que pode provocar impeachment nos Estados Unidos?

A Constituição do país prevê a possibilidade de impeachment em caso de “traição, suborno ou outros crimes e contravenções”. De acordo com a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, as atitudes de Trump configuram uma “quebra da Constituição”.

Algum presidente norte-americano sofreu impeachment?Nunca um presidente dos Estados Unidos deixou o cargo por meio de um processo de impeachment. Foram abertos processos contra Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1998, mas ambos foram absolvidos no Senado. Richard Nixon renunciou em 1974, durante o processo, quando sua condenação era dada como certa.

Divulgação : Abarrosnews.com

Sobre admin

Veja também

Dono da Havan e Roberto Jefferson são alvos da PF em operação

De acordo com o G1, as buscas com relação a Jefferson e Hang foram realizadas …

Mais de 160 mil fraudes em auxílio emergencial já foram identificadas

A lista com os cerca de 50 milhões de cadastrados será divulgada em até 15 …

Depósitos na conta de primeira-dama embasaram operação contra Witzel

O Ministério Público Federal afirma que provas provenientes da Justiça Federal demonstram vínculo bastante estreito …

Shoppings e centros comerciais reabrem hoje no Distrito Federal

As praças de alimentação e os provadores de lojas de vestuários também estão proibidos de …

Governo de Andradina entra na justiça para ter autonomia em decretos e análise de reabertura do comércio

O Governo de Andradina através da Secretaria de Negócios Jurídicos entrou com ação no TJ/SP …

Em vídeo de reunião, Bolsonaro fala sobre interferência na PF: ‘Se não trocar, troca ministro’

O vídeo da reunião ministerial divulgada nesta sexta-feira (22) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal …

Trump anuncia retirada dos EUA do Tratado de Céus Abertos

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (21) a retirada dos Estados Unidos do …

Promoção Social recebe 3 mil sabonetes das doações promovidas pela Águas Andradina

A Secretaria de Promoção e Assistência Social do Governo de Andradina recebeu a doação de …

Campanha contra gripe em Andradina inicia vacinação em professores e adultos de 55 a 59 anos

A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina iniciou, nesta segunda-feira (18), a segunda etapa …

“A vida é feita de escolhas, e hoje eu escolhi sair.”

Em breve discurso, Teich diz que resolveu sair mas não explica razões Em um breve …

Governo de Andradina continua trabalho de dedetização das ruas no combate ao Covid-19

Entre todas as ações desenvolvidas pelo Governo de Andradina no combate ao Covid-19 a Secretaria …

Projeto revitaliza pergolado do Centro Cultural Pioneiros de Andradina

Um projeto entre o Governo de Andradina um morador da cidade revitalizou um importante espaço …

Bolsonaro convoca empresários a ‘jogar pesado’ contra Doria

Bolsonaro estimulou nesta quinta-feira (14) o empresariado a “jogar pesado” com João Doria para evitar …

Ferrari confirma saída de Sebastian Vettel no fim da temporada 2020

Vettel ingressou na equipe da Ferrari em 2015 O vínculo entre o  alemão Sebastian Vettel …

Governo de Andradina oferece apoio técnico na vacinação contra brucelose

O Governo de Andradina através da Secretaria Agricultura e Abastecimento vem dando todo o suporte …

Bolsonaro inclui academia, barbearia e salão de beleza em serviços essenciais

Teich diz que Ministério da Saúde não foi consultado sobre decisão Presidente Jair Bolsonaro anunciou, …

Praça “Dr. Celso Charuri” recebe iluminação em Andradina

O Governo de Andradina acaba de entregar para a população a iluminação da Praça “Dr. …

MENSAGENS QUE NOS LEVAM A REFLETIR SOBRE NOSSA VIDA, E NOS TORNAR APTO AO REINO CELESTIAL. AVALIEM CADA UMA DELAS

VIVEMOS TEMPOS DO FIM. E CHEGOU O MOMENTO DA RAÇA HUMANA ACORDAR PARA AS COISAS …

Governo de Andradina assina contrato para adaptação elétrica da Cozinha Piloto

A prefeita Tamiko Inoue assinou, na manhã desta sexta-feira (08), o contrato da empresa especializada …

Coronavírus: ‘Países vão ter que se endividar para salvar o emprego e a vida das pessoas’, diz presidente do BID

A pandemia do novo coronavírus escancarou para o mundo os dramas da desigualdade social na …

Governo de Andradina disponibiliza espaço humanizado para beneficiários do auxílio emergencial

O Governo de Andradina por determinação da prefeita Tamiko Inoue instalou tendas e cadeiras aos …

Andradina abre cemitério para visita no Dias das Mães obrigando uso de máscara

O Governo de Andradina realizou diversas ações para preparar o Campo Santo São Sebastião para …

Cantor sertanejo morre logo após fazer uma live

Anildo Ribeiro Morais, conhecido como Serraninho, fazia parte da dupla Fred e Flavio Um cantor …

TRF-4 rejeita recursos e mantém condenação de Lula no caso do sítio de Atibaia

SÃO PAULO, SP Fonte.: (FOLHAPRESS) – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região rejeitou em …

Saúde de Andradina recebe “Máscaras Solidárias” do Vale do Paraíba

A prefeita Tamiko Inoue recebeu a visita do presidente da AEAR (Associação dos Engenheiros, Arquitetos …

Governo de Andradina oferece cadastro pra empresas e autônomos que estão vendendo máscaras

O Governo de Andradina por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda está …

Ciro Pessoa, da banda Titãs, morre após contrair coronavírus

O Músico estava em tratamento contra câncer Nesta terça-feira (5), morreu o músico Ciro Pessoa, um …

A Justiça Federal negou um pedido da advocacia-geral da União para rever a decisão que …

Covid-19: máscaras serão obrigatórias em SP a partir do dia 7

O uso de máscaras será obrigatório a partir do 7 maio para quem sair às ruas de …

Morre Flávio Migliaccio aos 85 anos

O ator Flávio Migliaccio, de 85 anos, foi encontrado morto na manhã de segunda-feira (4) em …

Bolsonaro nomeia para a direção da PF indicado de Ramagem, barrado pelo STF

Jair Bolsonaro definiu o delegado Rolando Alexandre de Souza, “número dois” da Abin (Agência Brasileira …

Rússia ameaça EUA com ataque nuclear por causa de nova arma de Trump

SÃO PAULO, SP – Fonte  (FOLHAPRESS) – A Rússia ameaçou diretamente os Estados Unidos com …

Operação tapa-buraco começa a ser intensificada em Andradina

O Governo de Andradina está desencadeando no município a operação tapa-buraco com o intuito de …