Útimos Posts
Página Inicial / Aconteceu/ Ultima hora / Câmara abre processo de impeachment contra Donald Trump

Câmara abre processo de impeachment contra Donald Trump

O republicano será investigado devido a uma ligação telefônica, em julho, no qual ele teria pressionado o presidente da Ucrânia a investigar o filho de um de seus principais adversários, o democrata Joe Biden

SÃO PAULO, SP- Fonte: (FOLHAPRESS) – A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou na terça-feira (24) a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.

O republicano será investigado devido a uma ligação telefônica, em julho, no qual ele teria pressionado o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, a investigar o filho de um de seus principais adversários, o democrata Joe Biden.

Hunter, filho do pré-candidato à Presidência e possível rival na corrida em 2020, é integrante do conselho de uma empresa de gás ucraniana.

“Isto é uma quebra da Constituição americana”, afirmou Pelosi ao anunciar a abertura do processo. “O presidente precisa ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei”, disse ela após um encontro com a bancada democrata, que tem maioria na Câmara.

Uma semana antes do telefonema, o presidente americano havia congelado uma ajuda de cerca de US$ 400 milhões para a Ucrânia.

A oposição afirma que o republicano usou a verba para pressionar Zelenski a investigar o filho de Biden, o que a Casa Branca nega. Em 11 de setembro, portanto após a conversa, a verba foi descongelada.

Muitos democratas já vinham sugerindo, em público e em particular, que as evidências recentes indicavam a pressão de Trump sobre o governo ucraniano, e acusavam a tentativa do governo de obstruir o acesso do Congresso a mais informações do caso.

Um agente de inteligência que ouviu a conversa de Trump com o líder ucraniano -um procedimento padrão nos Estados Unidos- alertou as autoridades de que o presidente teria colocado em perigo a segurança nacional.

O Congresso foi automaticamente avisado do problema, mas não recebeu detalhes. Com isso, os deputados fizeram duas requisições ao governo: que liberasse a transcrição das conversas do presidente com Zelenski -o Senado fez um pedido semelhante– e permitisse que o agente que ouviu a ligação testemunhasse sobre o caso.

Trump disse que permitirá a divulgação da transcrição e nega ter cometido algum erro. Logo após a fala de Pelosi, voltou a afirmar no Twitter que é alvo de uma “caça às bruxas” e que os democratas promovem uma “perseguição presidencial”.

Já o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, Adam Schiff, afirmou que o agente concordou em testemunhar.

Para viabilizar a investigação, o presidente americano teria pedido que o ucraniano trabalhasse com seu advogado pessoal, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani.

Giuliani se encontrou nesta terça com o presidente Jair Bolsonaro após o discurso do brasileiro na Assembleia Geral da ONU. Depois de deixar a reunião, comentou o caso e atacou os democratas.”Tudo o que estão fazendo é torná-lo [Trump] mais popular. E o que eles estão fazendo é destruir a si próprios”, afirmou.

Questionado sobre a abertura do processo de impeachment contra Trump, Bolsonaro, ao sair do hotel em que está hospedado em Nova York, disse que o americano “vai ser reeleito no ano que vem”.

Apesar de diversas alas democratas defenderem a abertura do processo, Pelosi se recusava a dar início à medida. Até então, afirmava que um processo poderia aumentar a polarização e influenciar as eleições de novembro de 2020.

Segundo o jornal The Washington Post, Pelosi mudou de ideia com as revelações. A tendência é que ela autorize a criação de uma comissão especial para investigar Trump, semelhante à que foi criada em 1973 para apurar o papel do então presidente Richard Nixon no escândalo de Watergate. Nixon acabou renunciando ao cargo em 1974, antes de a Câmara concluir o processo.

Em toda a história americana, apenas duas vezes os deputados autorizaram o impeachment contra o presidente: em 1868, contra Andrew Johnson, e em 1998, contra Bill Clinton. Os dois acabaram inocentados no Senado e puderam seguir no cargo.

O início do processo permite aos deputados investigarem Trump, mas não significa que ele terá que deixar o cargo.

Cabe à Câmara aceitar ou não o processo por maioria simples, o equivalente a 218 deputados caso todos os 435 estejam presentes.

Segundo o jornal The New York Times, 196 (195 democratas e 1 independente) já se declararam a favor da medida. Os democratas contam com maioria na Câmara: somam 235, contra 199 republicanos e um independente.

O julgamento em si, porém, é feito no Senado, onde dois terços dos cem senadores precisam aprovar a medida. Apenas se isso acontecer é que Trump deixará o cargo.

A composição atual tem 53 republicanos, 45 democratas e 2 independentes (Bernie Sanders e Angus King, mais alinhados aos democratas).

Isso significa que, para Trump ser derrubado, mesmo com os votos de todos os democratas e independentes, seriam necessários ao menos 20 votos de republicanos contra o presidente, que é de seu partido.

O PROCESSO DE IMPEACHMENT NOS EUA

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra o presidente do país, Donald Trump.

Cabe à Câmara aceitar ou não o processo por maioria simples. A casa tem 435 representantes, dos quais, segundo o jornal New York Times, 172 já se declararam a favor do impeachment.

Se passar pela Câmara, o processo chegará ao Senado, em um julgamento supervisionado pelo presidente da Suprema Corte, cargo hoje ocupado por John Roberts.

O júri desse julgamento é composto pelos 100 senadores norte-americanos. Dois terços são necessários para tirar Trump do cargo, que seria assumido pelo vice-presidente Mike Pence.

O que pode provocar impeachment nos Estados Unidos?

A Constituição do país prevê a possibilidade de impeachment em caso de “traição, suborno ou outros crimes e contravenções”. De acordo com a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, as atitudes de Trump configuram uma “quebra da Constituição”.

Algum presidente norte-americano sofreu impeachment?Nunca um presidente dos Estados Unidos deixou o cargo por meio de um processo de impeachment. Foram abertos processos contra Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1998, mas ambos foram absolvidos no Senado. Richard Nixon renunciou em 1974, durante o processo, quando sua condenação era dada como certa.

Divulgação : Abarrosnews.com

Sobre admin

Veja também

Trote na PM mobiliza até helicóptero Águia

20% de todas as ligações recebidas pela PM são trotes. A notícia de um assalto …

FBI prende homem acusado de usar drone para jogar explosivos na casa de sua ex

…no estado norte-americano da Pensilvânia, foi preso pelo FBI e outras autoridades federais, acusado de …

Gol de CR7 melhor do que sexo? “Não, com a minha Geo, não”

O craque português confessou que há uma outra sensação que ultrapassa a que tem quando …

Brasileiros já pagaram R$ 32 bilhões em taxas extras na conta de luz

Os dados fazem parte de um levantamento técnico feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica …

Ataques suicidas deixam 48 mortos às vésperas de pleito no Afeganistão

A milícia realizou uma ação próxima a um comício eleitoral do presidente Ashraf Ghani, na …

Avião da Força Aérea espanhola cai no mar ao largo de Múrcia

A queda aconteceu nas proximidades da base área de San Javier, em Múrcia. Dentro do …

Léo Pinheiro, da OAS, deixa cadeia e passa a usar tornozeleira eletrônica

Condenado em cinco processos da Lava Jato, Pinheiro foi preso pela primeira vez em novembro …

Maduro diz que está preparado para guerra contra Bolsonaro e Trump

RESUMO DA NOTÍCIA Maduro afirma que é uma “estupidez” dizer que a Venezuela vive uma …

Rod Stewart fala pela primeira vez sobre a batalha contra o câncer

Essa foi uma luta que o cantor enfrentou em segredo, depois de ter sido diagnosticado …

Trump e a decisão de atacar ou não o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta a decisão de atacar ou não o …

Com recorde de público, Festival Sertanejo resgata convívio da família na praça

Com mais de 40 inscritos, 15 selecionados e 8 finalistas o 4° Festival Rei do …

CNH: fim da exigência de simulador e de aulas para moto de 50cc

Com o fim da exigência do uso dos simuladores, os equipamentos voltam a ser facultativos …

Os quatro sintomas que você sentirá antes de um ataque cardíaco – The Four Symptoms You Will Feel Before a Heart Attack

Investigadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, afirmam que é comum que ataques cardíacos …

Irã reage e nega envolvimento em ataques contra petrolífera saudita

SÃO PAULO, SP – Fonte.: (FOLHAPRESS) – O Irã rejeitou as acusações dos Estados Unidos …

Corinthians perde do Fluminense e fica fora do G4

Corinthians perde do Fluminense com “frango” de Cássio e fica fora do G4 SÃO PAULO, …

Brasil dá show no skate e no surfe com cinco medalhas nos Mundiais

O ouro veio na madrugada, em Miyazaki, no Japão, no Mundial de Surfe SÃO PAULO, …

Cássio sofre “frango” no jogo do Corinthians

Goleiro tentou agarrar um chute de Ganso de fora da área, mas falhou na defesa …

Trump confirma morte do filho de Osama bin Laden

O presidente americano, Donald Trump, confirmou neste sábado (14) a morte de Hamza bin Laden, …

Neymar é xingado pela torcida do PSG em seu retorno

A postura da torcida vai contra uma nota oficial emitida pelo Coletivo Ultra, principal organizada …

Cantor sertanejo Jota Bruno morre após bater carro

Segundo a Polícia Civil, Jota Bruno voltava sozinho da cidade de Salto del Guairá, no …

Cantor Roberto Leal morre aos 67 anos, em São Paulo

Morreu em São Paulo neste domingo (15) o cantor Roberto Leal, aos 67 anos. Batizado …

Mulher que andou pelada pelo Centro é reicidente

Uma mulher causou furor aos desfilar nua pelas ruas do centro de São José do …

Jovem tatuado na testa em 2017 é condenado a prisão por furto

O rapaz foi interrogado nesta terça durante uma audiência de instrução na qual foram ouvidas …

Venezuela manda militares para fronteira, Colômbia entra em alerta

Maduro mobilizou cerca de 150 mil homens para exercícios militares na região sob o pretexto …

Mulher vende filhos para pagar dívidas e comprar celular novo

Resumo da notícia(Fonte.: YahooNotíciais) Polícia encontrou os irmãos, que foram entregues aos avós Pai das …

Inmet alerta para calor extremo de 44°C e risco de morte em MS

36 cidades receberam alerta de onda de calor e risco de hipertermia Fonte.: Midiamax Para …

Goleiro da seleção de Curaçao morre antes de partida

Fonte.: Yahoo Esportes Jarzinho Pieter, goleiro reserva da seleção de Curaçao, morreu na última segunda-feira, …

Michael Schumacher é hospitalizado em Paris

Compartilhar com WhatsApp

Presidente da OAB reage às falas de Carlos Bolsonaro sobre ‘vias democráticas’

“Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… …

Como um dos termas mais modernos do País, Tamiko e equipe visitam as obras do Acqualinda

A prefeita Tamiko Inoue junto com a equipe do Governo de Andradina realizou no último …

Americano fratura perna de forma parecida com Anderson Silva

O card preliminar do Bellator 226, evento realizado no último sábado (7), contou com um …

Jogo da seleção em Miami vai ajudar vítimas de furacão nas Bahamas

Jogo da seleção em Miami vai ajudar vítimas de furacão nas Bahamas MIAMI, EUA (UOL/FOLHAPRESS) …

Confira declarações dos pilotos após GP da Itália, 14ª etapa da F1 2019

O GP da Itália deste domingo (8) tinha a dura missão de manter a sequência …