Útimos Posts
Página Inicial / Aconteceu/ Ultima hora / Bolsonaro ignora lista tríplice e diz a Augusto Aras que o indicará à PGR

Bolsonaro ignora lista tríplice e diz a Augusto Aras que o indicará à PGR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) avisou nesta quinta-feira (5) o subprocurador-geral Augusto Aras que ele será indicado para o cargo de procurador-geral da República, em substituição a Raquel Dodge, cujo mandato de dois anos termina no próximo dia 17. Ela poderia ser reconduzida, mas acabou preterida na disputa.

O escolhido pelo presidente precisa agora ser aprovado em sabatina do Senado. O mandato é de dois anos. Pela primeira vez em 16 anos, o novo PGR não está na lista tríplice escolhida em eleição interna da associação nacional de procuradores.

Natural de Salvador, Augusto Aras, 60, é doutor em direito constitucional pela PUC-SP (2005) e mestre em direito econômico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia, 2000). Foi professor da UFBA e hoje leciona na UnB (Universidade de Brasília).

Subprocurador-geral, último estágio da carreira, Aras ingressou no Ministério Público Federal em 1987, já atuou nas câmaras de matéria constitucional e de matéria penal e atualmente coordena a 3ª câmara (matéria econômica e do consumidor).

Também foi membro do Conselho Superior do MPF, procurador regional eleitoral na Bahia, de 1991 a 1993, e representante da Procuradoria no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), de 2008 a 2010.

Aras se lançou oficialmente à corrida pela PGR em abril deste ano, quando, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, foi o primeiro candidato a admitir publicamente que disputava o cargo por fora da lista tríplice -o que lhe rendeu críticas de colegas, que veem na eleição interna uma forma de garantir a independência da instituição em relação do Poder Executivo.

Em nota divulgada nesta quarta (4), a associação dos procuradores pediu aos membros do Ministério Público Federal que se mobilizassem contra uma indicação que desrespeitasse a eleição interna e recusassem convites para compor a nova gestão na PGR.

Aras, porém, tem afirmado que tem apoio de parte da categoria e antecipou que chamará para os cargos de segundo escalão procuradores de perfil conservador -ao gosto do presidente.

Para Aras, a eleição para formação da lista tríplice “atrai para o âmbito do Ministério Público Federal os vícios naturais da política partidária, a exemplo do clientelismo, do fisiologismo, da política do toma lá dá cá, inclusive, eventualmente, embora em nível reduzido conhecido, de corrupção, como ocorreu em alguns episódios da última gestão [de Rodrigo Janot], com prisão de procurador da República”.

A escolha do novo PGR vinha sendo precedida de uma eleição da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) para definir quem os membros da categoria mais querem no cargo.

Os três candidatos mais votados compõem uma lista tríplice enviada ao presidente da República. Embora ele não seja obrigado por lei a respeitá-la, a tradição vinha sendo seguida desde 2003.

Neste ano, os três nomes mais votados foram: Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul.

Na entrevista de abril, Aras contestou a ideia de que um procurador-geral que chega ao cargo sem o apoio da categoria não consegue manter a unidade do Ministério Público Federal.

Alguns membros da instituição entenderam sua declaração como antecipação de um suposto “enquadro” que ele pretendia dar nos procuradores, caso fosse escolhido.

“O MPF está organizado na lei complementar 75/93. Essa lei estabelece quais são os órgãos do MPF […] A unidade há de ser mantida dentro da estrutura constitucional e da lei, estabelecida por seus órgãos superiores, de maneira que nós mantenhamos toda a casa dentro dos limites”, disse Aras naquela ocasião.

Ele também se diz entusiasta de medidas do governo Bolsonaro para destravar a economia, em especial na área de infraestrutura, manifesta apoio à Lava Jato “como política de Estado”, mas critica seu “personalismo”, e se autodeclara conservador -Aras é católico, como o presidente.

No passado, contudo, o subprocurador-geral já defendeu algumas teses ligadas à esquerda, como noticiou a Folha de S.Paulo no início de agosto, e fez críticas à forma de atuação da Operação Lava Jato e às delações premiadas.

“O importante é que o sistema de Justiça, o Ministério Público estejam atentos, porque muitas vezes, e nós sabemos de casos concretos, em que autoridades do Judiciário, autoridades do Ministério Público, autoridades policiais [não cita casos específicos] procuraram usar esses colaboradores processuais [delatores] para atingir fins espúrios, ilícitos, imorais. Conseguiram determinadas delações para satisfação de caprichos próprios, para atingir adversários”, declarou em 2016.

O subprocurador-geral teve várias reuniões recentes com Bolsonaro, intermediadas pelo ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF), amigo do presidente.

A última reunião foi no sábado (31). Para Fraga, Aras é “um bom nome que pensa no progresso e no desenvolvimento do país, e quer ajudar o Brasil a se desenvolver”.

Em 12 de agosto, Aras concedeu uma segunda entrevista à Folha na qual buscou demonstrar afinidade com temas caros ao governo, como a crítica a uma suposta “ideologia de gênero” e à decisão do STF de criminalizar a homofobia.

“Eu não concordo com certos julgados do Supremo que, por analogia, têm aplicado certas regras que somente ao Congresso compete legislar, a exemplo da criminalização da homofobia [julgada em junho deste ano]”, disse.

“A Constituição reconhece a família como união de homem e mulher, e também por analogia o Supremo, dando uma interpretação conforme a Constituição, estendeu a entidade familiar às uniões homoafetivas [em julgamento de 2011].

Isso tudo encontra em mim um repúdio natural, como jurista, em que a entidade familiar, nos termos da Constituição, envolve homens e mulheres”, afirmou.

“Eu não posso, como cidadão que conhece a vida, como sexagenário, estudioso, professor, aceitar ideologia de gênero […]. Não cabe para nós admitir artificialidades. Contra a ideologia de gênero é um dos nossos mais importantes valores, da família e da dignidade da pessoa humana.”

O indicado também é crítico da política de cotas raciais para ingresso em universidades e apoia a excludente de ilicitude para proprietários rurais que atirarem em invasores de suas terras -defende que eles não respondam criminalmente, como Bolsonaro já pregou.

Fonte.: Folha Press

Sobre admin

Veja também

Renato Feder recusa convite de Bolsonaro para Ministério da Educação

O secretario de Educação do Paraná, Renato Feder, disse ter recusado convite do presidente Jair Bolsonaro (sem …

Prazo do alistamento militar é prorrogado até 30 de setembro

O Governo de Andradina por meio da Junta Militar informa que em razão das medidas …

Palestra trabalha equilíbrio emocional e motivação aos profissionais da educação de Andradina

Em meio as mudanças na educação e na maneira de ensinar diante da suspensão das …

Tamiko recebe visita do deputado federal Capitão Derrite

A prefeita Tamiko Inoue recebeu a visita em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (01), …

Vacinação é prorrogada em Andradina para toda a população

O Governo de Andradina por meio da Secretaria de Saúde informa que foi prorrogada a …

Alexandre de Moraes prorroga por 180 dias o inquérito das fake news no STF

Investigação iniciada pela própria Corte é criticada por alguns de seus alvos principais, os influenciadores …

Morre Louis Mahoney, ator de de ‘Doctor Who’, aos 81 anos

Nesta terça-feira (30), morreu o ator britânico Louis Mahoney aos 81 anos. A notícia que foi confirmada …

Pátio do Centro Cultural recebe recape do Governo de Andradina

Catalogado como o embrião da cidade e tombado como patrimônio histórico o Centro Cultural Pioneiros …

Governo de Andradina garante repasse de recursos para Apae, Asilo e Camor

A prefeita Tamiko Inoue garantiu, na manhã desta quarta-feira (01), o repasse a três importantes …

Sobe para dez número de mortes causadas pelo ‘ciclone bomba’ no Sul do Brasil

O “ciclone bomba” matou ao menos dez no Sul do país nesta terça-feira (30). Nove …

Kit merenda começa a ser distribuído nesta quarta em Andradina

A Secretaria de Educação do Governo de Andradina começa a distribuir os kits de merenda …

Andradina reduz horário do comércio e decreta toque de recolher depois das 22h

Em decreto com base na decisão do Comitê de Combate ao Covid-19 de Andradina, a …

Caixa inicia hoje o pagamento do Saque Emergencial do FGTS

O novo saque tem como objetivo enfrentar o estado de calamidade pública em razão da …

Pessoas sem máscara serão multadas em R$ 500 no estado de São Paulo, diz governo

Pessoas que forem flagradas sem máscaras em áreas públicas em qualquer cidade do estado de São Paulo …

Governo adia posse do novo ministro da Educação

O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou o adiamento do novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, …

Andradina recebe duas mil cestas básicas e equipamentos de saúde da campanha “Fazer o Bem Faz Bem” da JBS

Em parceria no combate ao nono coronavírus o Governo de Andradina recepcionou neste último domingo …

China registra 17 novos casos nas últimas 24 horas, 14 em Pequim

A China diagnosticou 17 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 14 em …

São Paulo e mais 14 cidades poderão abrir restaurantes, bares e salões de beleza; entenda

O governo de São Paulo e a prefeitura da capital paulista anunciaram nesta sexta-feira, no …

Tamiko anuncia antecipação do salário dos servidores

A prefeita Tamiko Inoue anunciou a antecipação do salário dos servidores para terça-feira (30), voltando …

Bolsonaro anuncia novo ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quinta-feira (25) o nome de Carlos Alberto Decotelli Silva …

Governo de Andradina vai entregar kit merenda de dois meses e bombons a alunos

A Secretaria de Educação do Governo de Andradina está programando entregar a partir do dia …

Terremoto de magnitude 5,8 atinge a Califórnia

Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a Califórnia, nos Estados Unidos, na tarde desta quarta-feira …

Terremoto de magnitude 7,5 abala cidade do México

O terremoto foi sentido na manhã desta terça-feira Um abalo sísmico de magnitude 7,5, com origem …

Cidadão pode solicitar troca de lâmpadas públicas pelo 0800 em Andradina

Qualquer cidadão de Andradina pode solicitar a manutenção da iluminação pública. Basta realizar uma ligação …

Governo de Andradina e Itesp concluem regularização de Paranápolis

A prefeita Tamiko Inoue anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), uma grande notícia para os …

Tamiko demonstra que Andradina está bem administrada com contas aprovadas pelo TCE/SP

“A Lei de Responsabilidade Fiscal se assenta em duas pilastras: a transparência fiscal e o …

Rotary faz doação de 300 máscaras para a Saúde de Andradina

A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina recebeu a doação de 300 máscaras hospitalares …

Alunos tem até sexta para entregarem recibos do auxílio-transporte

O Governo de Andradina através da Secretaria de Promoção e Assistência Social vai liberar o …

Ministros do STF reagem após manifestantes soltarem fogos de artifício em direção à Corte

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, criticou neste domingo manifestantes que …

Governo de Andradina ajuda manter empresas abertas com liberação de quase meio milhão de reais pelo Banco do Povo

O Governo de Andradina por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda em …

Plantio de árvores e conscientização marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente em Andradina

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), foi comemorado em Andradina com plantio …

Campanha do Agasalho tem foco em doação de roupas infantis e apoio ao Covida em Andradina

O Fundo Social de Solidariedade do Governo de Andradina fez o lançamento oficial da Campanha …

Gritaria, sangue e ambulância: mãe de Neymar briga com namorado

O padrasto de Neymar teve um corte profundo de cinco centímetros em briga com Nadine …